Tecnologia 5G é liberada em mais sete capitais

Agora são, ao todo, 22 capitais com tecnologia 5G. Saiba mais detalhes!

Outras sete capitais receberam o acesso a 3,5 gigahertz (GHz) do 5G nesta segunda-feira, dia 19. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou o lançamento dessa tecnologia nas cidades de Cuiabá, Maceió, São Luís, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande e Teresina. Portanto, caberá às operadoras Claro, TIM e Vivo disponibilizar o serviço. Acompanhe esse artigo na integra e saiba mais sobre o fornecimento do 5g em sete capitais.

Leia mais: Como o 5G irá revolucionar o uso da internet para além da velocidade nos celulares

Um total de 22 capitais terão acesso a 5G

Foi aprovada a decisão na última quarta-feira (14) na reunião do Gaispi, grupo liderado pela Anatel, para ativar a internet 5G na faixa de 3,5 GHz. Desta forma, 22 capitais já podem acessar a Internet com maior velocidade, estabilidade e menor tempo de latência (resposta).

Antes de chegar às novas capitais, a tecnologia já era oferecida em outras 15 cidades. São elas: Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Curitiba, Palmas, Vitória, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Natal.

Capitais faltantes com a tecnologia

Ainda falta chegar essa tecnologia a apenas cinco capitais, e todas são da Região Norte: Porto Velho (RO); Rio Branco (AC); Macapá (AP); Manaus (AM); e Belém (PA). Nas outras cidades (não capitais), aos poucos a 5G irá se estabelecer.

A expectativa da Anatel é que o 5G limpo e rápido entre em operação em todas as capitais até o dia 27 de novembro. No entanto, se as operadoras conseguirem concluir a instalação das antenas e filtros dentro do prazo, e a Gaispi autorizar a liberação do sinal, essa data poderá ser antecipada.

Parâmetros e sinais restritos

É importante notar que, por enquanto, o sinal 5G está disponível apenas em áreas selecionadas das capitais do país, com algumas exceções. Isso porque as empresas de telecomunicações foram obrigadas pelo editorial da lei a instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Assim, com o tempo aumentará a conexão.

No entanto, nada impede que as operadoras instalem mais antenas do que o mínimo necessário, como acontece em cidades onde a tecnologia já está disponível. A estratégia comercial de cada operadora inclui a área de cobertura no início do serviço.

Segundo a Anatel, as operadoras Claro, TIM e Vivo devem ativar pelo menos 8 estações em Aracaju, 5 em Boa Vista, 13 em Maceió, 11 em Campo Grande, 8 em Cuiabá, 14 em São Luís e 11 em Teresina.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.