Frâncio – História, Ocorrência e Características Químicas

O Frâncio (símbolo químico Fr, número atômico 87) é um metal radioativo. Ele é encontrado em quantidades mínimas nos minérios de urânio e tório.

0

O Frâncio (símbolo químico Fr, número atômico 87) é um metal radioativo. Ele é encontrado em quantidades mínimas nos minérios de urânio e tório. Embora muitos isótopos desse elemento tenham sido produzidos, eles são todos altamente instáveis.

Consequentemente, o conhecimento das propriedades desse elemento é muito limitado. No entanto, este metal é notável por ter a menor eletronegatividade e afinidade eletrônica de todos os elementos. Além disso, é o metal alcalino mais pesado.

História

Este elemento, que foi nomeado em homenagem a França, foi o último elemento descoberto na natureza. Marguerite Perey, do Instituto Curie, em Paris, descobriu em 1939, ao examinar os produtos do decaimento radioativo do actínio.

Sua existência, no entanto, foi prevista por Dmitri Mendeleev na década de 1870. Ele fez isso com base em seu exame da tabela periódica. Ele o chamou de eka-césio, quando reconheceu que suas propriedades pareciam com as do césio.

Características notáveis

O frâncio encontra-se no grupo 1 (antigo grupo 1A). Esse é o grupo dos metais alcalinos da tabela periódica. É o metal alcalino mais pesado, situado logo abaixo do césio. Além disso, é colocado no período 7, pouco antes do rádio.

O elemento é formado e ocorre como resultado do decaimento radioativo (decaimento alfa) do actínio. Também pode ser feito artificialmente bombardeando o tório com prótons.

Embora o frâncio ocorra naturalmente em minerais de urânio, estima-se que existeapenas 340 a 550 gramas de frâncio na crosta da Terra. Isso o torna o segundo elemento mais raro na crosta, ao lado ástato.

É também o elemento mais instável entre os primeiros 101 e tem o maior peso equivalente de qualquer elemento. O frâncio é o menos eletronegativo de todos os elementos conhecidos, sendo o césio o segundo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.