Conheça a fruta que te ajuda no controle do colesterol ruim

O excesso de substâncias gordurosas pode aumentar o nível do colesterol ruim.

O colesterol alto é uma condição que atinge milhões de brasileiros todo ano. A questão é que suas principais consequências estão relacionadas com problemas sérios no coração, já que há grandes chances de entupimento das veias do respectivo órgão.
Diante disso, uma fruta em específico vem sendo estudada por cientistas que comprovaram o seu alto potencial de diminuição do colesterol ruim no corpo. Acompanhe o texto e saiba qual a fruta que ajuda no controle do colesterol ruim!

Leia mais: Conheça as 4 piores carnes para o seu colesterol

A importância da bergamota

Para controlar o colesterol, a melhor maneira, além do remédio e dos exercícios físicos, é ter uma boa alimentação rica em frutas e fibras que ajudam a eliminar gorduras armazenadas em nosso corpo.

Um trabalho de pesquisa realizado na Universidade de Illinois mostrou que a bergamota pode ser uma fruta essencial no tratamento do colesterol total e, mais especificamente, do LDL. Ela é uma frutinha cítrica conhecida em algumas regiões no país como bergamota e em outras como tangerina.

Ela contém fitoquímicos como brutieridina e melitina, que podem alterar a função de AMPK, reduzindo a ação do colesterol ruim no corpo humano. Além disso, os estudos mostraram que esses efeitos podem acontecer de 12 a 30 dias no corpo humano.

A diferença entre os colesteróis

O colesterol é algo produzido naturalmente pelo corpo, porém ele possui dois tipos: o bom e o ruim. O bom, conhecido como HDL, é uma lipoproteína essencial para o coração, levado pelas artérias e eliminado pelo fígado.

Já o LDL é uma lipoproteína perigosa, que leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas, as quais diminuem o fluxo de sangue em artérias importantes do corpo humano. O seu entupimento pode causar sérias complicações, inclusive infarto.

De mesmo modo, farelo de aveia, salmão e berinjela são alguns alimentos que podem ser adicionados à dieta com o objetivo de diminuir o colesterol ruim do organismo. De qualquer modo, é sempre recomendado, ao tomar quaisquer decisões acerca da própria dieta ou saúde, buscar orientação de um profissional qualificado, como um nutricionista ou um nutrologista.

Este artigo não apresenta soluções para problemas médicos ou psicológicos. Consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More