Furão: Como ter esse animal exótico como pet e quais suas responsabilidades?

O IBAMA permite a adoção do ferret, caso o interessado possua as documentações necessárias. Veja como funciona!

Você já pensou em ter um animal exótico na sua casa? Se sim, o furão, também conhecido como ferret, é uma excelente opção. Para criar o pequeno mustelídeo, que é domesticável, dócil e curioso como pet, você terá uma série de comprometimentos e responsabilidades. O IBAMA permite a sua adoção, caso o interessado possua as documentações especiais necessárias. Isso porque os ferrets não são naturais do Brasil, ou seja, todos são importados. Veja como funciona esse processo e saiba como ter um furão como pet!

Leia mais: Como saber se o seu gato está obeso?

Importação

A coordenadora de Monitoramento do Uso da Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, Maria Izabel Gomes, afirma que todo furão tem que ser castrado e microchipado antes mesmo de ser importado para o Brasil. Além disso, ela ressalta que essa é uma regra que se deve ao fato de não existir nenhuma outra espécie nativa que possa se comparar ao furão. Sendo assim, todos os animais vendidos têm a finalidade de estimação. Também é obrigatório apresentar o comprovante sanitário para a importação.

Apesar de existirem criadouros ilegais pelo país, a forma correta e regular de comprar um ferret é por meio de um pet shop com autorização para vender animais vivos ou diretamente com o importador.

Cuidados em casa

Apesar de serem animais extremamente dóceis, de acordo com Maria Izabel, o tutor não pode criar a expectativa de que ele aja como um cão ou gato. Além disso, ela afirma que é fundamental que a pessoa conheça os hábitos do seu pet, que são diferentes daqueles que o brasileiro está acostumado ao criar outros animais de estimação em casa.

Saber sobre sua alimentação e seu tempo de vida é crucial para evitar o abandono desses animais. Se tratando do furão, suas características mais marcantes são curiosidade e inteligência. Eles precisam comer uma ração especial para sua espécie, que pode ser adquirida com produtores locais no Brasil, ou importada. Além disso, esses animais devem ser vacinados todo ano contra a cinomose e a raiva.

Em relação aos cuidados com banhos, o ideal é oferecer de acordo com a necessidade. Os furões aceitam bem intervalos maiores de 15 a 30 dias, porque a higiene pode lhes ser extremamente estressante. Porém, mesmo o ferret tendo um cheiro muito forte, não se deve tentar removê-lo com banhos e perfumes. Os espaços longos entre os banhos ajudam a não irritar sua pele e a não estressar o animal.

A rotina de sono do furão é completamente diferente e exige muita atenção. Eles acordam e dormem diversas vezes no dia, inclusive na madrugada. Com isso, é importante que o tutor possua uma gaiola com enriquecimento ambiental para que seu pet possa brincar e se entreter enquanto todos da casa dormem.

Adestramento

Os furões adoram dormir em tocas, mesmo em dias quentes. Neste caso, você pode utilizar até as mangas de uma camisa velha, por exemplo. Já os brinquedos são semelhantes aos de cães e gatos, como bichinhos de pelúcia, bolas e objetos para morder.

Entretanto, apesar de ser difícil, o adestramento funciona na maioria das vezes. Para isso, é preciso deixar à disposição dos furões algo que eles gostem muito para estimulá-los a aprender truques novos, assim como funciona com os gatos.

Se você gostou de saber como ter um furão como pet, então salve e compartilhe com seus amigos que também adora animais!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More