O futebol society, também conhecido como futebol 7 ou futebol suíço, é um esporte que surgiu em meados de 1950 no Brasil como adaptação do futebol.
Quanto ao estado de origem existe um impasse, uma vez que há relatos de que o esporte teria sido originado no Rio de Janeiro, e outros de que havia sido criado no Rio Grande do Sul.
Assim como o futebol, o futebol society tem como objetivo marcar pontos e isso acontece quando a bola ultrapassa a linha de fundo do gol do time adversário.
Além disso, o esporte pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres, desde que as regras sejam cumpridas.
Índice
História do Futebol Society
Criado no Rio Grande do Sul na década de 1980, o futebol society surgiu no país em meados de 1950 como uma adaptação do futebol, e com regras adaptadas para um espaço menor.
Há quem diga que o esporte virou febre em campos reduzidos dentro das mansões da alta sociedade do Rio de Janeiro e Petrópoles. No entanto, há outros relatos de que a modalidade foi criada em Santana do Livramento, divisa com o Uruguai, em 1965.
O esporte foi criado oficialmente na década de 80, no Rio Grande do Sul, mesmo já sendo praticado em vários outros estados, e o nome registrado inicialmente era futebol 7, em referência a quantidade de jogadores, porque a Receita Federal não aceitava o registro de um esporte com nome em outra língua.
Dessa forma, nasceu a Federação Futebol 7, de origem gaúcha. Contudo, os responsáveis pela federação, solicitaram a Receita Federal o uso do nome fantasia “Futebol Society”, nome pelo qual o esporte passou a ser chamado oficialmente.
Diferença entre futebol society e futebol

As diferenças entre o futebol society e o futebol são:
- Enquanto as equipes de futebol possuem 11 jogadores, as de futebol society entram em campo com apenas sete jogadores em cada time;
- Apesar da grama sintética já ser usada em vários gramados para futebol, esse tipo de grama é comumente usado para o futebol society;
- O campo para futebol society é menor do que o de futebol. Enquanto os campos de futebol costumam apresentar de 45 metros x 90 metros a 90 x 120 metros, o campo de futebol society apresenta de 40 metros x 20 metros a 60 x 40 metros;
- Outra diferença importante é o tempo de jogo. O tempo de jogo do futebol normal é 90 minutos, dividido em dois tempos de 45 minutos com intervalo de 15 minutos. Já o futebol society tem 50 minutos, dividido em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos;
Regras do futebol society
A seguir você confere as principais regras do futebol society:
- A bola deve pesar entre 420g e 450g, e a circunferência deve ter de 66 cm a 69 cm;
- Os times devem iniciar a partida com sete jogadores, podendo reduzir a quatro jogadores, sendo que com três o jogo é encerrado. O banco de reservas deve conter oito jogadores;
- A substituição de jogadores é livre, e o jogo não é paralisado;
- Os uniformes devem ser camisas iguais e numeradas de 1 a 99, por dentro do calção e meiões que devem ser levantados. O goleiro pode usar calça comprida
Campeonatos do futebol society
Os campeonatos disputados pelo futebol society são:
- Campeonato Brasileiro de Categorias de Base;
- Campeonato Brasileiro de Seleções;
- Copa do Brasil de Clubes.
Entidades responsáveis pelo futebol society
O futebol society é gerenciado por duas entidades que são responsáveis pela organização de eventos e manutenção das regras.
Essas entidades são: Confederação Brasileira de Futebol Sete Society, CBF7S, e a Confederação de Futebol 7 do Brasil, conhecida por CF7.
Confira também mais detalhes sobre outros esportes coletivos:
PUBLICIDADE
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.