O futebol society, também conhecido como futebol 7 ou futebol suíço, é um esporte que surgiu em meados de 1950 no Brasil como adaptação do futebol.
Quanto ao estado de origem existe um impasse, uma vez que há relatos de que o esporte teria sido originado no Rio de Janeiro, e outros de que havia sido criado no Rio Grande do Sul.
Assim como o futebol, o futebol society tem como objetivo marcar pontos e isso acontece quando a bola ultrapassa a linha de fundo do gol do time adversário.
Além disso, o esporte pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres, desde que as regras sejam cumpridas.
História do Futebol Society
Criado no Rio Grande do Sul na década de 1980, o futebol society surgiu no país em meados de 1950 como uma adaptação do futebol, e com regras adaptadas para um espaço menor.
Há quem diga que o esporte virou febre em campos reduzidos dentro das mansões da alta sociedade do Rio de Janeiro e Petrópoles. No entanto, há outros relatos de que a modalidade foi criada em Santana do Livramento, divisa com o Uruguai, em 1965.
O esporte foi criado oficialmente na década de 80, no Rio Grande do Sul, mesmo já sendo praticado em vários outros estados, e o nome registrado inicialmente era futebol 7, em referência a quantidade de jogadores, porque a Receita Federal não aceitava o registro de um esporte com nome em outra língua.
Dessa forma, nasceu a Federação Futebol 7, de origem gaúcha. Contudo, os responsáveis pela federação, solicitaram a Receita Federal o uso do nome fantasia “Futebol Society”, nome pelo qual o esporte passou a ser chamado oficialmente.
Diferença entre futebol society e futebol
As diferenças entre o futebol society e o futebol são:
- Enquanto as equipes de futebol possuem 11 jogadores, as de futebol society entram em campo com apenas sete jogadores em cada time;
- Apesar da grama sintética já ser usada em vários gramados para futebol, esse tipo de grama é comumente usado para o futebol society;
- O campo para futebol society é menor do que o de futebol. Enquanto os campos de futebol costumam apresentar de 45 metros x 90 metros a 90 x 120 metros, o campo de futebol society apresenta de 40 metros x 20 metros a 60 x 40 metros;
- Outra diferença importante é o tempo de jogo. O tempo de jogo do futebol normal é 90 minutos, dividido em dois tempos de 45 minutos com intervalo de 15 minutos. Já o futebol society tem 50 minutos, dividido em dois tempos de 25 minutos com intervalo de 10 minutos;
Regras do futebol society
A seguir você confere as principais regras do futebol society:
- A bola deve pesar entre 420g e 450g, e a circunferência deve ter de 66 cm a 69 cm;
- Os times devem iniciar a partida com sete jogadores, podendo reduzir a quatro jogadores, sendo que com três o jogo é encerrado. O banco de reservas deve conter oito jogadores;
- A substituição de jogadores é livre, e o jogo não é paralisado;
- Os uniformes devem ser camisas iguais e numeradas de 1 a 99, por dentro do calção e meiões que devem ser levantados. O goleiro pode usar calça comprida
Campeonatos do futebol society
Os campeonatos disputados pelo futebol society são:
- Campeonato Brasileiro de Categorias de Base;
- Campeonato Brasileiro de Seleções;
- Copa do Brasil de Clubes.
Entidades responsáveis pelo futebol society
O futebol society é gerenciado por duas entidades que são responsáveis pela organização de eventos e manutenção das regras.
Essas entidades são: Confederação Brasileira de Futebol Sete Society, CBF7S, e a Confederação de Futebol 7 do Brasil, conhecida por CF7.
Confira também mais detalhes sobre outros esportes coletivos:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.