Ganso – Características e comportamento do animal

Confira as características interessantes dessa ave e descubra se a espécie sabe voar.

O ganso é uma ave do família Anatidae, assim como o pato e o cisne. Há mais de 40 variedades de gansos que migram pelo mundo, capazes de viajar cerca de 2,5 mil quilômetros por dia e atingir uma velocidade de 100 km/h. Além disso, também são animais domesticáveis.

Para conhecer mais sobre esse animal incrível, confira algumas características e comportamento do ganso.

Características do ganso

O ganso é uma ave aquática de cabeça pequena, pescoço longo e corpo robusto. Seu tamanho pode variar entre 64 cm e 1,14 m de comprimento. O bico é volumoso e estreito na ponta, facilitando a alimentação à base de capim, frutas, legumes, grãos e ervas, mas também pode comer caracóis, minhocas e insetos.

As membranas interdigitais facilitam o nado, contudo, o ganso se movimenta melhor na terra. Por essa razão, as patas estão localizadas mais para frente em comparação a outras aves aquáticas. O ganso também possui uma glândula que libera óleo, cuja função é proteger as penas na água. Sua penugem também mantém o animal aquecido.

Quanto à reprodução, a maioria das subespécies de ganso se reproduz a partir do oitavo ou nono mês de vida entre julho e dezembro. No primeiro acasalamento, as fêmeas costumam produzir cerca de 20 ovos, que eclodem após 28 a 32 dias.

Uma característica da reprodução do ganso é que, quando acasala, permanece com o parceiro para o resto da vida. O macho, por sua vez, é parecido com a fêmea, porém mais agressivo e robusto. Além disso, o ganso possui alto grau de companheirismo para com seus cuidadores, caso domesticado.

Alguns predadores naturais do ganso são a raposa, o guaxinim e a coruja. Também criado por humanos pelas penas, carne, fígado e ovos. Seu comportamento com a chegada de estranhos em seu território é escandaloso, com gritos estridentes. No entanto, é um animal de fácil adestramento, como o cão.

Ganso voa?

Ganso-do-canadá
Ganso-do-canadá

Apesar de ser um animal aquático, o ganso passa a maior parte do tempo voando. Suas asas, que podem medir até um metro, são poderosas para aguentar longas viagens. Dessa forma, eles passam o verão em regiões mais frias que o habitat original para arrumar os ninhos. Depois, migram para o sul quando inicia o inverno.

Algumas espécies podem chegar a 112 km/h, como a canadense. Também, podem viajar entre 3.200 e 4.800 quilômetros. Com um bom tempo, o ganso pode fazer cerca de 2.400 quilômetros em um único dia.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More