Habitat e nicho ecológico

Vamos compreender esses dois conceitos?

0

Os conceitos de habitat e nicho ecológico são frequentemente confundidos quando se trata de ecologia.

Para estudar um ser vivo, é de extrema importante conhecer ambos. Então, confira abaixo as características, diferenças e exemplos de habitat e nicho ecológico.

Habitat

O que é habitat? Habitat é o local onde determinada espécie vive, o ambiente ideal para que ocorra a reprodução, a busca por alimento e segurança para sobrevivência.

Se retiradas do seu habitat natural, muitas espécies não conseguem sobreviver e podem, até mesmo, serem extintas.

Já algumas espécies podem se adaptar tão bem que se reproduzem e, por não terem um predador no novo local, aumentam em exagero o número de indivíduos da população, causando uma competição entre eles.

Nicho ecológico

O que é nicho ecológico? O nicho ecológico se refere ao modo de vida e as relações ecológicas de uma determinada espécie em um local, isso inclui sua alimentação, modo de reprodução e como foge dos predadores.

Sintetizando esse conceito, podemos dizer que o nicho ecológico é o papel ecológico de uma espécie na comunidade em que ela vive.

Se duas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico, elas podem até coexistir em harmonia na mesma área. No entanto, a maioria irá competir entre si, podendo levar à migração de uma das espécies para outro local ou à extinção dela.

Mapa Mental - Habitat x nicho ecológico
Mapa Mental – Habitat x nicho ecológico.

Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF.

Exemplos de habitats e nichos ecológicos

O mico-leão-dourado vive na Mata Atlântica que é seu habitat. Esses animais vivem em grupos familiares e sua dieta é composta de frutos, alguns pequenos animais e, em geral insetos. Ele também é um ótimo dispersor de sementes, sendo importante para a polinização das plantas. Esse é o nicho ecológico do mico-leão-dourado.

As zebras e as girafas ocupam o mesmo habitat: as savanas africanas. Mas elas não são competidoras porque a alimentação da zebra é rasteira e da girafa na copa das árvores. Esse é o nicho ecológico desses animais.

O papagaio-da-cara-roxa é outro animal que tem a Mata Atlântica como habitat. O seu nicho ecológico ocorre duas vezes por dia, de manhã e a noite, quando o animal está ativo. Ele se alimenta de flores, frutos e folhas.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.