Garrafa de água comestível: invenção surpreendente pode ajudar muito o meio ambiente
Uma jovem garota de 12 anos criou uma garrafa de água comestível.
Vencedora de diversas competições de ciência, tecnologia, matemática e engenharia, uma jovem menina chamada Madison Checketts, de apenas 12 anos, foi a responsável pela criação de uma garrafa de água comestível. Dessa forma, surpreendendo a todos, a menina explica como funciona essa brilhante invenção.
Leia mais: Esse é o grande perigo de reutilizar garrafas de água mineral
Uma garrafa de água que você pode comer
Confira agora essa invenção que torna possível que você não apenas beba a água, como também consiga comer a garrafa:
Preservando o meio ambiente
Tendo em vista as milhões de toneladas de plástico que são produzidas e descartadas no planeta, a jovem Madison Checktts desenvolveu uma garrafa de água comestível na intenção de reduzir essa produção e descarte. A partir disso, a menina ganhou diversas premiações e prestígios por sua criatividade, inteligência e preocupação com o meio ambiente.
Como consumir a água e a garrafa
Madison Checketts, antes de desenvolver a garrafa, testou diversas combinações. Por fim, ela criou esferas com consistência de gel, no qual pode conter até 200ml de água e podendo durar até 3 semanas na geladeira. Esse projeto foi batizado com o nome Eco-Hero.
Para beber a água, basta morder a parte superior da garrafa. A seguir, a garrafa pode ser consumida ou mesmo descartada sem gerar prejuízos para o meio ambiente, visto que não gerará resíduos devido aos componentes biodegradáveis que compõem o gel.
Como a garrafa foi desenvolvida
Após diversas tentativas, a jovem garota chegou a uma composição de lactato de cálcio e goma xantana, nos quais, foram imersos em alginato de sódio. Foi adicionado um pouco de suco de limão na composição da garrafa para auxiliar na conservação do gel, visto que o pH do limão é ácido e desacelera o crescimento de microrganismos.
O começo dos desafios
Apesar de ser uma grande invenção, a garrafa apresenta alguns desafios, como a duração e o custo para o seu desenvolvimento. Entretanto, é evidente que essa foi uma excelente ideia e que pode ser melhor aprimorada, visando resolver esses empecilhos.
Comentários estão fechados.