Gastrite – O que é, causas, sintomas, tratamento, prevenção e diagnóstico
A gastrite é uma doença estomacal que geralmente se manifesta através de queimações no estômago ou enjoos. Saiba as causas, os sintomas, o diagnóstico, tratamento e como prevenir a doença.
A gastrite é uma inflamação nas paredes do estômago que geralmente se manifesta através de queimações ou enjoos. A doença possui dois tipos: gastrite aguda, que dura pouco tempo e a gastrite crônica, que pode durar até anos.
Uma das principais causas da gastrite é uma bactéria, chamada Helicobacter pylori, que se implanta na camada mucosa do estômago, ou seja, no seu revestimento. O micro-organismo pode contaminar tudo o que for ingerido pela pessoa.
A doença pode ser prevenida através da alimentação, ou seja, tentar ao máximo diminuir o consumo de alimentos considerados ácidos e evitar ficar muito tempo em jejum. Também evitar a automedicação.
Causas da gastrite
Com dito antes, a gastrite pode ser causada pela bactéria chamada Helicobacter pylori. Esta se implanta no revestimento do estômago e pode contaminar tanto líquidos quanto bebidas ingeridas pelo humano.
Além disso, a alimentação inadequada e a automedicação (principalmente com anti-inflamatórios) também auxilia para a doença. Assim como o estresse, que causa uma agitação emocional e consequentemente, maior liberação de cortisol e adrenalina. Esses hormônios fazem com que a fabricação de ácidos do estômago seja maior.
Sintomas da gastrite
Os sintomas da gastrite são:
- Queimação no estômago;
- Enjoos;
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Dores de barriga.
Prevenção
A gastrite pode ser prevenida com uma alimentação mais saudável, buscando evitar o consumo de alimentos ácidos, principalmente picantes ou álcool. Os alimentos muito gordurosos também entram na lista, assim como o próprio leite puro.
Muito tempo sem se alimentar também é um risco, pois isso faz com que o ácido gástrico se acumule e consequentemente machuque a parede do estômago. Comer devagar é o ideal, pois a mastigação poupa o estômago de fazer muito esforço.
A automedicação também é perigosa, principalmente com anti-inflamatórios.
Diagnóstico
Se as dores no estômago permanecerem por mais de duas semanas, é importante buscar um profissional, o qual fará uma endoscopia (exame realizado com uma microcâmera, que entra através da boca do paciente até o estômago, e procura alguma inflamação ou bactéria).
Para saber se a bactéria Helicobacter pylori está alojada ali, uma biópsia é realizada.
Tratamento da gastrite
O primeiro passo fundamental para o tratamento da gastrite é a reeducação alimentar. Além disso, o médico pode indicar alguns antibióticos e antiácidos.
Caso a gastrite tenha sido causada pela bactéria Helicobacter pylori, apenas os antibióticos podem cessá-los e ainda em revezamento, pois a bactéria é muito resistente.
Após a realização do tratamento, um teste com a liberação de ar dos pulmões é feito. Isso verifica se ainda existe a presença do micro-organismo. Caso este não tenha sido exterminado, outros tratamentos devem ser feitos.
Durante o tratamento, bebidas gasosas ou alcoólicas e alimentos muito gordurosos devem ser evitados, até que toda a parede estomacal seja regenerada.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.