Depressão – O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento

A Depressão é uma doença psiquiátrica que é considerada a quarta maior causa de incapacitação. Conheça o transtorno, assim como seus sintomas, tratamentos, prevenção e diagnóstico.

0

A depressão é uma doença psiquiátrica crônica, a qual a pessoa tente a viver desanimada para todas as atividades rotineiras. Geralmente, sem algum motivo aparente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a quarta principal causa de incapacitação.

Não existe uma idade para o transtorno atingir algum indivíduo, mas estima-se que este atinge em sua maioria as mulheres.

Além da sensação de amargura constante, a depressão também pode causar alguns desequilíbrios fisiológicos, que se manifestam através de um sistema imunológico baixo e no aumento de processos inflamatórios. Isso faz com que aumente o risco de doenças cardiovasculares.

Sintomas de depressão

Os principais sintomas de depressão são:

  • Insônia;
  • Fraqueza;
  • Baixa autoestima;
  • Pensamentos pessimistas ou de morte;
  • Dificuldades de concentração;
  • Angústia;
  • Fraqueza;
  • Cansaço extremo;
  • Sensação de impotência ou incapacidade.

Diagnóstico de depressão

É importante ter o acompanhamento de um médico para diagnosticar casos de depressão, mesmo existindo alguns testes ou questionários. O profissional da área fará exames que concretizarão se o que está acontecendo realmente se encaixa no quadro de depressão.

Existem outros transtornos psiquiátricos que podem ser identificados. A Depressão, possui classificações que vão de acordo com a intensidade, sendo leve, moderada ou grave.

Como se prevenir da depressão?

Para prevenir a depressão é aconselhável compartilhar as coisas que estressam e não guardar para si. O otimismo também é fundamental, pois este assegura o bem-estar emocional. Evite preocupações excessivas.

Uma outra dica importante é a pática de exercícios físicos, pois, além de aumentarem a autoestima, incentivam a liberação de hormônios e substâncias importantes para o equilíbrio do humor. Junto a isso, mantenha uma alimentação saudável, pois esta também tem influência nas emoções.

Como tratar a depressão?

A depressão pode ser tratada com o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras. Também existem diversos medicamentos antidepressivos (que devem ser receitados pelos profissionais) que auxiliam na regulação da química cerebral.

O psicólogo, através de consultas, tentará resgatar as possíveis causas da depressão no indivíduo. Isso é de extrema importância pela medicação não ter um efeito breve.

Você também pode se interessar: Ansiedade: O que é, sintomas e dicas simples de tratamento

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.