Genghis Khan

Gêngis Khan era um general brilhante que conquistou uma grande parte do território asiático e europeu.

0

Genghis Khan cresceu nas duras e frias planícies da Mongólia. Seu nome quando garoto era Temujin, que significava “o melhor aço“. Seu pai, Yesugai, era o khan (como um chefe) de sua tribo.
Genghis Khan
Representação de Genghis Khan

Embora a vida fosse difícil, Temujin gostava de sua infância. Ele montava cavalos desde tenra idade e gostava de caçar com seus irmãos.

Quando Temujin tinha apenas nove anos de idade, ele foi enviado para viver com a tribo de sua futura esposa, Borte. No entanto, depois de alguns anos, Temujin descobriu que seu pai havia sido envenenado por alguns tártaros inimigos. Ele voltou para sua tribo natal para se tornar o khan.

Traído

Ao voltar para casa, Temujin descobriu que sua família havia sido traída. Outro guerreiro assumiu o papel de khan e expulsou Temujin e sua família da tribo. Ele mal sobreviveram sozinho mas Temujin não era de desistir e ajudou sua família a sobreviver ao inverno e depois começou a planejar sua vingança contra os tártaros por terem matado seu pai.

Construindo um exército

Nos próximos anos, Temujin começou a construir sua própria tribo. Ele se casou com Borte e formou uma aliança com sua tribo. Ele era um lutador feroz e brutal e tornou-se admirado por muitos dos mongóis por sua coragem.

Seu exército de guerreiros continuou a crescer até que ele tivesse uma força de combate grande o suficiente para enfrentar os tártaros.

Vingança

Quando Temujin finalmente lutou contra os tártaros, ele não mostrou misericórdia. Ele dizimou seu exército e executou seus líderes. Ele então começou a conquistar as tribos mongóis inimigas.

Ele sabia que os mongóis precisavam se unir. Depois de conquistar seus maiores inimigos, as outras tribos mongóis concordaram em se aliar e seguir Temujin. Eles o chamaram de Genghis Khan ou “governante de todos“.

General

Gêngis era um general brilhante. Ele organizou seus soldados em grupos de 1000 chamados “gurans”. Eles treinavam todos os dias em táticas de campo de batalha e usavam sinais de fumaça, bandeiras e tambores para enviar mensagens rapidamente por todo o exército.

Seus soldados estavam bem armados e foram ensinados a lutar e montar cavalos desde tenra idade. Eles podiam controlar seus cavalos usando apenas as pernas e disparar flechas mortais enquanto andavam a toda velocidade.

Ele também usou táticas inovadoras no campo de batalha. Às vezes ele enviava uma pequena força e depois as fazia recuar. Quando o inimigo atacava a força menor, eles logo se viam cercados por uma horda de guerreiros mongóis.

Líder

Genghis Khan era um líder forte. Ele era cruel e sanguinário com seus inimigos, mas fiel aos que o seguiam. Ele introduziu um código de leis chamado Yasak. Ele promovia os soldados que se apresentavam independentemente de seus antecedentes. Ele até esperava que seus próprios filhos se apresentassem se quisessem ser líderes.

Conquistas

Depois de unir as tribos mongóis, Gêngis se voltou para as terras ricas do sul. Ele primeiro atacou o povo Xi Xia em 1207. Levou apenas dois anos para conquistar o Xi Xia e levá-los a se render.

Em 1211, Gêngis se voltou para a dinastia Jin da China. Ele queria se vingar dessas pessoas por seu tratamento com os mongóis. Em 1215 ele havia capturado Yanjing (Pequim), a capital dos Jin e os mongóis governavam a parte norte da China.

Terras Muçulmanas

Gêngis queria estabelecer comércio com as terras muçulmanas a oeste. Ele enviou uma delegação comercial para se encontrar com seus líderes. No entanto, o governador de uma de suas cidades mandou matar os homens da delegação.

Gêngis ficou furioso e assumiu o comando de 200.000 guerreiros e passou os próximos anos destruindo as cidades a oeste.

A terra a oeste era chamada de Império Kwarizmiano. Foi liderado pelo Shah Ala ad Din Muhammad. A dinastia chegou ao fim em 1221, quando Gêngis executou o xá e seu filho.

Morte

Gêngis retornou à China e morreu em 1227. Ninguém sabe ao certo como ele morreu, mas muitas pessoas acham que ele foi ferido em uma queda de seu cavalo. Ele nomeou seu filho Ogedei como seu sucessor.

Curiosidades

  • Um de seus maiores generais foi Jebe. Ele já foi um inimigo que atirou em Gêngis em batalha com uma flecha. Gêngis ficou tão impressionado que poupou a vida dele. O apelido de Jebe se tornou “O Arqueiro”.
  • Apesar de ser um dos governantes mais poderosos do mundo, ele preferiu viver em uma tenda chamada yurt.
  • Os mongóis usaram um sistema semelhante aos correios para transportar mensagens rapidamente por todo o império.
  • Seus quatro filhos favoritos eram Ogedei, Tolui, Chagatai e Jochi. O filho de Tolui foi Kublai Khan que conquistaria toda a China e estabeleceu a dinastia Yuan.
  • Ele disse uma vez que “conquistar o mundo a cavalo é fácil; desmontar e governar que é difícil”.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.