Gengibre: um guia para cultivar em casa e aproveitar seus benefícios
Conheça os fantásticos benefícios do gengibre, um alimento poderoso que ajuda na saúde e tem ação antioxidante e anti-inflamatória.
Para quem gosta de cozinhar e cuidar da saúde, temos uma boa notícia: o gengibre é incrível! Além de deixar a comida deliciosa, ele faz muito bem para a saúde.
O gengibre não é só um tempero, ele é um superalimento. Ele ajuda a combater infecções, inflamações e até envelhecimento precoce. Também é ótimo para evitar câncer de cólon, náuseas, azia, úlceras e gases.
Foto: Unsplash/Julia Topp
Além de todas estas vantagens, temos outra excelente notícia: é possível cultivá-lo na comodidade da sua própria casa de maneira muito fácil, garantindo um acesso rápido e fresco a este maravilhoso superalimento sempre que necessário. Quer saber como fazer isso? É bem simples!
Cultivando gengibre em casa: será possível?
Sim, é totalmente possível! E com certeza você não vai acreditar em como é fácil. Vamos te ensinar o passo a passo desse mini projeto de jardinagem culinária. Prepare-se para literalmente colocar a mão na massa – ou do deveríamos dizer, na terra?
Como iniciar o cultivo do gengibre?
Para começar, você precisa de um pedaço saudável de gengibre, de cor clara e, se possível, com pequenos botões protuberantes nas pontas. Uma vez que você tem o gengibre em mãos, encontre um vaso de bom tamanho com furos no fundo.
Foto: Shutterstock.
Coloque uma camada de pedras ou argila expandida no fundo do vaso e encha com substrato rico em matéria orgânica. Faça uma pequena cova e insira o gengibre. Cubra com uma fina camada de terra, garantindo que o gengibre esteja totalmente coberto.
Regue o vaso até que a terra fique úmida, mas nunca encharcada. Isso é importante para prevenir a proliferação de fungos e bactérias que podem prejudicar a planta.
A rega é muito importante nos primeiros dias, então cuide para que o solo não fique muito seco.Posicione o vaso em um ambiente quente, onde ele pode ser exposto à luz solar indireta. Se for ao ar livre, escolha um local que receba luz solar direta durante a manhã.
Em poucos dias, você vai notar o gengibre começando a brotar. Depois de oito a dez meses, a raiz estará bem desenvolvida. Assim que as folhas começarem a amarelar, é sinal de que pode ser feita a colheita.
Foto: Shutterstock.
Então, está pronto para desfrutar dos benefícios do gengibre cultivado em sua própria casa? Lembre-se, a mágica está no cuidado e na paciência. Boa jardinagem e bom apetite!
Comentários estão fechados.