Genótipo

Continue lendo para entender melhor esse conceito básico de genética!

0

Entender o conceito de genótipo é muito importante para compreender vários ramos da Genética.

Ao analisar as características de um indivíduo, precisamos saber que todas elas foram determinadas por um conjunto de genes que se associam com outros fatores, como o meio ambiente.

No entanto, mesmo que a característica seja modificada pelo meio ambiente, a determinação dela é feita pelos genes contidos no DNA, ou seja, pelo genótipo.

Sendo assim, podemos definir o conceito de genótipo como a composição genética do indivíduo, o conjunto de todos os genes que ele carrega no DNA.

Os genes são sequências de nucleotídeos específicas do DNA que armazenam informações hereditárias.

O genótipo de cada indivíduo é único e composto por genes que foram doados por seus progenitores, e ele não se altera durante a vida do indivíduo.

Genótipo e fenótipo

Com relação à diferença entre genótipo e fenótipo, pode-se afirmar que o genótipo determina uma característica e o fenótipo é a expressão dessa característica junto a interação com fatores como o meio ambiente.

Apesar do genótipo não mudar durante toda a vida do indivíduo, o fenótipo pode variar em curtos períodos de tempo, pois depende das interações com o meio ambiente.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.