Geometria Plana

Confira tudo sobre geometria plana: Definição, conceitos, características e propriedades.

0

A geometria plana nada mais é do que o campo da matemática que estuda as estruturas que podem ser desenvolvidas em um plano, seja em seus conceitos ou propriedades.

Esse campo também pode ser chamado de geometria euclidiana. O nome vem em homenagem a um grande estudioso da matemática, chamado de Euclides de Alexandria.

Para entender melhor a geometria plana, é necessário ter conhecimento básico sobre alguns se seus conceitos fundamentais, sendo eles:

Ponto

Geometria Plana: Ponto

O ponto é a representação de um elemento no meio estudado, no entanto, esse não possui nenhuma dimensão e, portanto, não pode ser medido.
A maioria dos outros elementos da geometria plana são compostos por pontos.

Reta

Geometria Plana: Reta

É uma linha formada pela ligação de pelo menos 2 pontos, que se estende infinitamente para ambos os lados. Ao contrário do ponto, a reta pode ser dimensionada.

Segmento de Reta

Geometria Plana: Segmento de Reta

Segmento de reta é o nome atribuído quando é selecionado apenas um pedaço de uma reta. Além de possuir dimensões, esse elemento conta com a propriedade de poder ser medido.

Plano

Geometria Plana: Plano
Formando um plano através de um conjunto de retas

Trata-se de uma área com comprimento e altura delimitados, onde sua superfície é totalmente composta por pontos e retas. Para conseguir construir um plano, é necessário que se tenha 3 pontos que não estejam alinhados.

Ângulo

Geometria Plana: ângulo

É a medida de espaço que existe entre duas retas ou semirretas que passam por um mesmo ponto.

Área

Geometria Plana: Área

É uma forma de medir o espaço que existe dentro de uma forma delimitada dentro de um plano. Desse modo, somos capazes de saber qual é o espaço que essa forma ocupa.

Perímetro

Geometria Plana: Perímetro
Perímetro = a + b + c + d

Todas as formas que são criadas a partir de um plano são delimitadas por segmentos de reta. O perímetro é a soma de todas essas demarcações.

Depois de possuirmos conhecimento suficiente sobre os elementos básicos, é possível realizar estudos mais aprofundados sobre a atuação deles na matemática.

Todos esses conceitos são utilizados para que possamos entender melhor as figuras geométricas e suas propriedades. Sendo elas classificadas em polígonos e triângulos.

Polígonos

Polígonos são formas de duas dimensões formadas por pelo menos 3 segmentos de reta que se interligam. Os encontros de segmento são chamados de vértices.

A partir de cada tipo de polígono, são utilizados novos conhecimentos para estudar suas propriedades, tais como número de lados, ângulos, perímetro e área.

FIGURAS DA GEOMETRIA PLANA

Triângulo

Figuras Geométricas: Triângulo

Quadrado

Figuras Geométricas: Quadrado

Retângulo

Figuras Geométricas: Retângulo

Círculo

Figuras Geométricas: Círculo

Trapézio

Figuras Geométricas: Trapézio

Lozango

Figuras Geométricas: Lozango

Confira também:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.