O Que é a Geração X?

Conheça as principais características do mercado de trabalho e de consumo da geração “sem identidade aparente”.

O que é a Geração X? A Geração X se refere aos que nasceram entre o período de 1965 e 1977, ou seja, após os Baby Boomers. Os nascidos até no máximo 1982 ainda podem ser considerados da Geração X.

O termo foi inventado pelo fotógrafo Robert Capa, que afirmava existir uma dificuldade em caracterizar os jovens que viriam após a Segunda Guerra Mundial. Eles seriam vistos como um grupo de pessoas sem identidade aparente. Por isso, um de seus ensaios fotográficos foi nomeado como Geração X.

Características da Geração X

Uma das principais características desses jovens é a sede pelo conhecimento. Para eles, a melhor forma de chegar ao sucesso é o aprendizado. Além disso, esses jovens buscam a individualidade, sem deixar de lado a convivência em grupo.

Também existe uma ruptura com gerações e rupturas anteriores, com uma maior luta pelos seus direitos e a busca pela liberdade. Essa foi a geração que viu surgir o celular, a impressora, o e-mail e o computador pessoal.

Características de consumo da Geração X

Essa geração passa a consumir de acordo com as suas necessidades. Ela busca adquirir produtos melhores e mais confortáveis. Pois isso, é conhecida também como a geração que mais gasta.

Hoje em dia é a responsável pelas decisões de consumo da família. Até mesmo no consumo online a geração passa a ser a que mais consome. Segundo dados do relatório de Webshopers do eBit, a cada dez compras, 7 são realizadas por pessoa com mais de 35 anos. E ainda, a idade média dos compradores online é de 43 anos.

Geração X no mercado de trabalho

A Geração X é caracterizada pelo desejo da estabilidade tanto mental quanto profissional. Além disso, é menos rígida com as hierarquias, mesmo elas ainda importando.

Esse foi o período em que as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho. Por isso, as crianças voltavam sozinhas para casa. Isso gerou uma juventude mais independente.

Além da busca pela independência, houve a luta pelo reconhecimento profissional, mesmo que não fosse em um escritório. Por isso, cresceu uma geração mais empreendedora e proativa.

Veja também: Geração Z: conheça suas principais características e seus impactos na sociedade

 

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