Glúten engorda? Entenda o impacto da retirada do glúten da sua dieta

A retirada total do glúten é apenas indicada para as pessoas que possuem intolerância a ele, veja o motivo.

Na busca por emagrecer, muitas pessoas recorrem a todo tipo de dieta e dica que encontram por aí, como é o caso das pessoas que retiram o glúten de seus pratos. Entretanto, é mais importante recorrer aos fatos na hora de buscar um caminho para o emagrecimento saudável. Dito isso, será que glúten engorda realmente? Veja o que dizem os especialistas!

Glúten não engorda!

Em sua composição, o glúten não é responsável por engordar ninguém, contudo, ele costuma vir em alimentos muito calóricos, como os pães e massas brancas. Assim, é comum que, ao retirar o glúten, as pessoas notem que emagreceram bastante, mas o efeito, no caso, vem da retirada dos alimentos calóricos.

Para exemplificar melhor esse efeito, vamos considerar aquelas pessoas que substituem pães comuns por pães sem glúten e acreditam que isso será o suficiente para fazê-las emagrecer. Na verdade, o glúten em si não irá fazer a menor diferença e a troca não fará efeito algum, visto que os componentes que engordam permanecem no pão.

Desse modo, quem busca emagrecer deve buscar opções saudáveis para além das massas e dos carboidratos. Nesse sentido, a ida ao nutricionista será de fundamental importância para que seja possível encontrar o que de fato é responsável por aumentar o peso da pessoa. Ademais, serão feitas combinações menos calóricas para a dieta diária.

Mas o glúten faz mal?

Muitas pessoas precisam restringir o consumo do glúten, mas essas são apenas aquelas que possuem a Doença Celíaca (DC) ou a própria intolerância ao elemento. No mais, o glúten não possui nenhum efeito negativo no corpo das pessoas, pelo contrário, pode ser um elemento importante para o equilíbrio da saúde.

Afinal, o glúten, quando consumido de forma equilibrada, pode ajudar na proliferação e renovação das bactérias boas que ficam no intestino delgado. Assim, remover todos os alimentos com glúten, quando não há necessidade, pode levar a impactos negativos ao seu corpo. Logo, deixe a dieta restritiva para quem realmente precisa fazê-la.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.