Golpe por SMS oferece possibilidade de ganhar dinheiro de forma rápida

Mensagens tentadoras podem ser o início de um golpe em que, ao invés de ganhar dinheiro, você poderá perder.

Um esquema de pirâmide disfarçado de vaga de emprego. Algumas pessoas recebem esses SMS com ofertas irrecusáveis de trabalhos que em pouco tempo oferecem um grande retorno financeiro. Existem diferentes tipos de mensagens, mas esses golpistas geralmente utilizam nomes de grandes empresas para passar alguma credibilidade na mensagem, quando necessariamente trata-se de um golpe por SMS!

Leia mais: Você sabia que os golpistas têm dias preferidos para os golpes?

Como evitar ser enganado(a)!

     1. Fique alerta aos números 

Embora eles utilizem numerações parecidas com as de contato telefônico de grandes empresas, são perceptíveis no corpo do texto alguns erros de português ou até mesmo a ausência do contato direto com o cliente, como, por exemplo, citar seu nome na mensagem.

     2. Contato ou entrevistas remotas

O próximo passo começa a partir do momento em que a vítima clica no link disponibilizado e é encaminhada ao WhatsApp para falar com um suposto recrutador. Eles sempre utilizam uma foto formal, com o intuito de passar segurança a quem adiciona o número. As mensagens enviadas se assemelham àquelas programadas, porém, em alguns casos, são estrangeiros utilizando o tradutor.

     3. Cadastro nas plataformas e investimento

Os golpistas pedem que as vítimas deem continuidade no cadastro em uma página parceira da grande empresa mencionada na primeira mensagem. O link disponibilizado direciona para uma página desconhecida em inglês e, após a conclusão do cadastro, há a cobrança do investimento. Nessa etapa são enviados prints de outros supostos participantes que tiveram o retorno do dinheiro, e o golpista sugere algumas opções de investimento, sendo o dinheiro enviado via pix.

     4. Construção do golpe

Os primeiros valores investidos retornam para a vítima, como sugerido pelos golpistas. Porém, isso é o que passa confiança e induz maiores investimentos. Contudo, depois disso, os investidores não recebem mais o retorno financeiro e acabam perdendo todo o dinheiro.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) se pronunciou afirmando que pirâmides financeiras são proibidas no Brasil e que, em caso de perda de capital financeiro nessas atividades, as vítimas devem fazer a denúncia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.