Google anuncia a criação de assistente para fazer companhia ao usuário
Essa ferramenta detém uma série de respostas para ajudar as pessoas a lidar com sentimentos negativos.
Muitas pessoas preferem ficar sozinhas e ter o seu momento individual e pessoal. Outras acham que o silêncio é completamente ensurdecedor. Pensando neste último ponto, o Google anunciou na última segunda-feira, 10, bem no Dia Mundial da Saúde, o já tão comentado “Estou aqui para você” do Google Assistente. Essa ferramenta contém uma série de respostas para ajudar as pessoas a lidar com sentimentos de solidão, vaziou ou tristeza.
Leia mais: Nova atualização do Google Chrome limita bloqueadores de anúncio
Atualização servirá como companhia de usuários solitários
A partir dessa nova versão, o assistente de voz vai responder quando ouvir alguém falando que está triste, que se sente sozinho ou que não tem amigos. De acordo com o blog do Google Brasil, as respostas do assistente foram desenvolvidas pela equipe de personalidade do Google Assistente. Elas ainda passaram por uma revisão feita pela empresa Safe Space, que tem como foco principal tornar os tratamentos de saúde mental mais acessíveis.
Como essa assistente vai funcionar?
A assistente vai funcionar por comando de voz, assim como a Siri da Apple e a Alexa da Amazon. O assistente vai dar dicas de bem estar, que foram criados para apoiar quem está tentando passar por situações delicadas e de fortes emoções. Ao fim de cada resposta, o Assistente vai reforçar a importância de um tratamento especializado acompanhado de um profissional da área, caso a pessoas sinta essa necessidade.
Geralmente, o Google Assistente é usado, entre diversas opções, para definir despertadores e alarmes, saber as últimas notícias do dia e tocar músicas. O Google explicou que durante os últimos anos, principalmente na época da pandemia, as pessoas utilizam o assistente para desabafar e dizer o que estavam sentindo no momento.
De onde surgiu a ideia?
Houve relatos sobre cansaço, ansiedade e tristeza, de acordo com o Google. Segundo os dados da plataforma, pode ser observado o aumento no número de vezes em que o comando “Ok, Google, me sinto sozinho” é acionado. Exemplificando, houve um aumento de 50% de agosto de 2019 para agosto de 2020. Esses novos números permanecem estáveis até os dias atuais. Situações parecidas aconteceram com as outras frases como “Ok, Google, me sinto triste” e “Ok, Google, estou infeliz”, que teve um aumento de 20% no mesmo período de agosto.
A empresa informou que a “novidade não vem para substituir, de forma alguma, o trabalho psicológico profissional mas sim de auxiliá-lo, contribuindo com a melhora da saúde mental no Brasil e incentivando e trazendo reconhecimento para a área”. Essas respostas já estão inclusas em todas as versões do Google Assistente no Brasil.
Comentários estão fechados.