Google anuncia o Bard, chatbot que será concorrente direto do ChatGPT
O nome do chatbot faz referência às pessoas que contavam histórias de forma oral na Europa.
Chatbots têm ganhado cada vez mais espaço no mercado, por isso as grandes empresas já começaram o movimento para concorrer com o famoso ChatGPT da OpenAI. A grande novidade é que a Google anunciou o lançamento de um chatbot, o Bard. O sistema deve ser liberado para o público nas próximas semanas.
Bard, o chatbot inteligente da Google
Após muitas especulações, a Google finalmente anunciou que possui lançamento previsto de um chatbot inteligente, concorrente direto do ChatGPT da OpenAI.
Anteriormente, a Google já tinha desenvolvido um Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo, em tradução livre (LaMDA), o qual agora será aprimorado para o Bard.
O LaMDA tinha ganhado atenção em 2022 devido ao comentário de um dos engenheiros do projeto, o qual foi demitido logo após afirmar publicamente que começou a acreditar que o sistema de inteligência artificial era uma pessoa de verdade, afinal, até mesmo piadas o sistema fazia.
O Bard promete respostas de qualidade
Agora com o Bard, a Google promete fornecer respostas de alta qualidade com todas as informações mais atuais possíveis. Além das perguntas genéricas, a empresa sugere algumas questões a que o sistema é capaz de responder facilmente, como, por exemplo, “ajuda para planejar uma festa” ou “compare dois filmes indicados ao Oscar “.
A empresa ainda informou:
“Combinaremos respostas externas com nossos testes para atingir altos níveis de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real.”
Ainda não foi divulgado se o acesso ao chatbot acontecerá por meio da web, por um aplicativo ou por ambas as maneiras. Contudo, na quarta-feira (08/02), a empresa promete liberar mais informações a respeito do Bard.
Mais inteligência artificial no sistema de pesquisa da Google
A empresa pretende, além do lançamento do Bard, implementar cada vez mais a Inteligência Artificial nos resultados de busca, podendo, dessa forma, fornecer respostas diretas no lugar de vários links.
O sucesso do ChatGPT causou a criação do Bard
O sucesso do ChatGPT serviu de alerta para a empresa começar a se movimentar em relação à criação de produtos os quais utilizassem a Inteligência Artificial como forma de conversa.
Além disso, a Microsoft já tem buscado incluir o ChatGPT na plataforma de pesquisa do Bing, deixando, dessa forma, a concorrente direta para trás.
Comentários estão fechados.