Google Chrome ganha ferramenta que detecta extensões maliciosas; saiba mais
A partir do Chrome 117, um novo recurso de segurança vai notificar o usuário sobre as extensões maliciosas que foram removidas da Web Store, mas que ainda podem estar no navegador.
O Google anunciou mais uma ferramenta de segurança em seu navegador web. Agora, o usuário será avisado sobre extensões maliciosas que foram removidas da Chrome Web Store e que devem ser desinstaladas do Google Chrome.
O anúncio foi feito no blog oficial dos desenvolvedores da empresa de tecnologia, e o novo recurso estará disponível na versão Chrome 117 do navegador.
O principal objetivo da ferramenta de segurança é manter a navegação web segura e protegida contra programas maliciosos e, até mesmo, ataques cibernéticos que utilizam a rede de internet para roubar dados.
Assim, sempre que o sistema identificar um malware ou uma extensão maliciosa, o usuário será avisado para que possa excluir o programa.
“Projetamos essa alteração para manter o ecossistema seguro para os usuários, limitando as chances de que isso afete as extensões genuínas”, disse Oliver Dunk, engenheiro das extensões do Chrome, no comunicado oficial.
(Imagem: Google/Divulgação)
Como vai funcionar a ferramenta de segurança do Chrome?
A nova ferramenta para verificar a segurança das extensões atuará em três situações, quando:
- A extensão não foi publicada pelo desenvolvedor;
- A extensão foi removida por violar a política da Chrome Web Store;
- O item foi marcado como malware.
Nesses casos, a extensão será desativada e você poderá desinstalar o programa. Esta nova funcionalidade oferece aos usuários a oportunidade de manter um controle mais efetivo sobre as extensões que estão usando e proteger suas informações pessoais.
(Imagem: Google/Divulgação)
Como usar o ‘Safety Check’ do Google?
O novo recurso estará disponível nas configurações do navegador Google Chrome, a partir da versão Chrome 117, conforme supracitado.
Dessa forma, basta acessar essa área do navegador e clicar na seção “Privacidade e segurança”.
Em seguida, escolha o ícone “Revisar” para que o sistema indique quaisquer extensões maliciosas instaladas no seu navegador web. Dessa forma, você pode remover a extensão ou obter mais detalhes sobre ela.
De todo modo, o Google ressalta que “as extensões marcadas como malware são desativadas automaticamente”, assim como acontecia nas versões antigas do Chrome.
Definitivamente, ao navegar pela web no computador ou smartphone, é muito importante lembrar-se de que o mundo digital exige alguns cuidados para que seus dados pessoais e demais informações permaneçam protegidos contra malwares.
Comentários estão fechados.