Google registra recorde de pesquisas sobre notas de crédito e score no Brasil
A pesquisa sobre score cresceu nove vezes em relação a cinco anos atrás, e buscas do tipo “como aumentar o score” cresceu onze vezes no mesmo período.
Em 2021, assuntos como score (nota de crédito) e empréstimos bateram recorde de pesquisas no Google. O Brasil está entre os cinco países que mais pesquisaram sobre o assunto no site de buscas, ficando atrás apenas da Grécia, Colômbia e Turquia. A pesquisa sobre score cresceu nove vezes em relação a cinco anos atrás, e buscas do tipo “como aumentar o score” cresceu onze vezes no mesmo período.
Leia também: Aprenda a conferir o número do seu score pelo site e aplicativo
Estes dados cruzam com outro aumento no Brasil, que é do número de pessoas inadimplentes. De acordo com o levantamento do Serasa, em março de 2022, 40,74% da população adulta do país estava com o nome sujo, o que representa um total de 65,6 milhões de pessoas. O país não apresentava um número tão alto de devedores desde 2005.
A maior parte das pessoas que estão nesta situação ficaram inadimplentes devido à dívidas de banco e cartão de crédito, que representam 28,17 % do total. Os demais apresentam dívidas provenientes de contas como água, luz e varejo.
No período entre março e abril deste ano, a inadimplência teve um crescimento de 5%, conforme um levantamento feito pela Boa Vista. O mesmo levantamento indica que, de janeiro para abril, o aumento foi de 12,3%.
Segundo o relatório, “o cenário delicado ao consumidor, de inflação, juros, comprometimento da renda e desemprego elevados, só reforça a expectativa de elevação de registros e na taxa de inadimplência”.
Entre as perguntas mais pesquisadas no Google sobre o assunto, estão:
- O que é score?
- Como ver o score?
- Como aumentar o score do CPF?
- Como aumentar o score rápido?
- O que é score baixo?
- Quando o score é bom?
- Como aumentar o score grátis?
- Como funciona o score do Serasa?
- O que significa score regular?
Como consultar o score do CNPJ?
O score é uma pontuação que mede o risco de inadimplência do consumidor. Ele varia de 0 a 1000, e quanto mais alto, mais chances de obter crédito, pois demonstra um menor risco de inadimplência.
Para consultá-lo, é preciso baixar o aplicativo do Serasa ou SPC, ou ainda entrar em contato com o Serasa pelo telefone 0800 591 1222. É possível consultar esta pontuação também entrando nos sites da Boa Vista ou Quod.
Já para manter um bom score, é preciso pagar as contas em dia, e de preferência não comprometer mais de 30% da renda mensal com empréstimos. Aumentar o valor do score pode demorar, pois é preciso acompanhar como anda a situação dos pagamentos do consumidor por um tempo. O ideal após o pagamento de uma dívida é evitar novos atrasos e fazer pelo menos o pagamento de valores mínimos. Também vale se cadastrar no Cadastro Positivo para facilitar este aumento.
Para conseguir um cartão de crédito, não é pedido um score mínimo, pois os emissores levam em conta outros fatores também, como a renda mensal e a inadimplência.
Para limpar o nome, é preciso realizar o pagamento de todas as dívidas, mas é possível negociá-la e até fazer um parcelamento. Neste segundo caso, o nome é limpo após o pagamento da primeira parcela.
O ideal para fazer esta negociação é procurar o estabelecimento no qual o consumidor está com dívida ou utilizar o Serasa Limpa Nome, que ajuda neste acordo. Para quem não consegue cobrir a dívida, é possível esperar um tempo para que o nome seja limpo automaticamente, como 3 anos para notas promissórias (aluguéis de imóveis e letras de câmbio) ou 5 anos para outras dívidas, como impostos, multas, boletos e cartão de crédito.
Comentários estão fechados.