Metais pesados encontrados em chocolate amargo, incluindo Hershey’s
Metais pesados podem estar presentes no doce mais famoso do mundo. O consumo constante dessas substâncias é especialmente prejudicial às crianças e gestantes.
Quem não ama chocolate? Até os alérgicos o adoram, mas lamentam não poder comê-lo. Este é um doce de mil e uma utilidades, afinal de contas, ele eleva o humor, aumenta a produção de energia, serve como recompensa para um dia irritante e também é uma ótima opção de presente. Em resumo, ele é bem-vindo a qualquer momento!
Leia mais: Cacau e Chocolate: Eles possuem o mesmo sabor?
Apesar de encontrá-lo em várias versões, a forma escura original é a mais amada por todos, mas será que este doce tão amado só tem coisas boas a oferecer? Não. Veja a relação do chocolate tradicional com o cádmio e o chumbo?
Chocolate: mocinho ou vilão?
O chocolate escuro é o queridinho das pessoas, não só pelo sabor único e inigualável, mas também pelos seus benefícios. De acordo com algumas pesquisas, o doce contém antioxidantes, então pode até mesmo melhorar a saúde do coração e combater ao câncer de intestino. Apostamos que você não sabia disso!
Infelizmente, segundo uma pesquisa realizada pela National Confectioners Association, foi detectada – em algumas barras de chocolates de marcas conhecidas – a presença de chumbo e cádmio: dois metais pesados que são associados a inúmeros problemas de saúde em adultos e crianças.
Em outro experimento, 28 barras foram analisadas com o objetivo de descobrir se tinham ou não os metais. A surpresa veio: todas elas falharam no teste. Havia sim! Das 28 barras analisadas, cinco exibiam níveis altíssimos de cádmio e chumbo enquanto 23 tinham uma quantidade “aceitável” no que diz respeito à saúde do consumidor.
Foi descoberto que em 28 gramas do chocolate meio amargo especial Hershey’s continha chumbo 265% acima do que a Califórnia permite, e o chocolate amargo Trader Joe’s 72% cacau continha 192% a mais.
Ainda que haja “apenas” uma pequena quantidade de metais na maioria das barras analisadas, é possível dizer que o consumo crônico desses alimentos pode causar prejuízos às pessoas, sim. Principalmente para gestantes e crianças.
No caso desses dois grupos específicos, o prejuízo se dá no desenvolvimento físico e cerebral, o que pode até mesmo afetar o nível de QI do bebê. No caso dos adultos, o consumo do chumbo pode trazer problemas aos sistemas nervoso, circulatório, renal, reprodutivo e imunológico.
De toda forma, o consumo crônico do chocolate preto pode acarretar em prejuízo à saúde de pessoas de todas as idades. Fique atento a isso quando for fazer as suas próximas compras! Claro, vale ressaltar que as indústrias do chocolate vem tentando realizar a redução dos níveis de tais metais, mas é preciso ficar atento.
Comentários estão fechados.