Governo Federal anuncia mudanças no RG, que deve ser extinto em breve

De acordo com representantes da União, o objetivo é diminuir burocracias relacionadas aos documentos de identidade.

O Registro Geral, mais conhecido como RG, é um documento de identidade utilizado pelos brasileiros para comprovar sua identificação e cidadania.

Ele é emitido pelas Secretarias de Segurança Pública de cada estado e reúne informações essenciais, como nome, filiação, data de nascimento, além do número de inscrição individual e intransferível.

Veja também: Governo de São Paulo amplia prazo para inscrição em concurso que oferta 15 mil vagas para professores

Recentemente, o Governo Federal anunciou uma importante mudança no RG, visando simplificar e modernizar o processo de reconhecimento. A proposta é unificar o documento com o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A junção dos dois documentos facilitaria o processamento de dados pessoais. Após a implementação do documento único, é esperado que órgãos públicos e até empresas se beneficiem da redução de burocracia.

Como retirar uma nova via do documento?

No momento, apenas 4 estados conseguem atender a retirada da primeira via do novo RG: Acre, Mato Grosso, Santa Catarina e Alagoas. Inclusive, o documento passou a se chamar ‘’Carteira de Identidade Nacional’’ (CIN).

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela organização dos recursos, já revelou que mais de meio milhão de carteirinhas foram emitidas em novembro do ano passado. Após os primeiros testes, o Governo Federal afirma que novos postos de atendimento serão disponibilizados.

Fique atento às atualizações e, caso alguma criança da sua família tenha nascido nesse período, é necessário fazer o RG antigo normalmente. A transição da identidade comum para o CIN deve ser realizada depois, usando o número de registro cadastrado.

QR Code com acesso a todas as informações

Uma das principais novidades trazidas pela chegada do CIN é a inclusão de um QR Code. Esse código de barras bidimensional, vai permitir que você reúna documentos oficiais no celular, para serem usados em certas emergências.

Esse código poderá ser lido por dispositivos eletrônicos, facilitando a verificação e autenticação das informações em diferentes contextos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.