Governo garante perdão de dívidas do FIES em até 99%; veja quem poderá receber
Os estudantes que possuem interesse em conseguir o perdão pelas dívidas deverão entrar em contato com a Caixa Econômica.
Em maio desse ano, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida provisória que garante o perdão de dívidas para o FIES. Mais recentemente, o Presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei e a anistia dos débitos de estudantes começa a ser feita. No caso, a medida busca beneficiar aqueles que fizeram o financiamento estudantil a partir do ano de 2017 até a data de aprovação da lei.
Conforme o documento, os contratantes do FIES podem receber até 99% de desconto da dívida em algumas ocasiões, veja quais são!
Leia Mais: Auxílio de linha de crédito ao empreendedor continua disponível no valor de R$ 3 mil
Quem receberá até 99% de desconto?
A lei garante que os estudantes que tenham dívidas com atrasos a partir de 3 meses poderão fazer a solicitação do perdão. Entretanto, a porcentagem do desconto irá depender do tempo em que o débito está aberto, bem como das condições financeiras do estudante. Por exemplo, estudantes que contrataram o FIES em 2017 e que tenham débito de no mínimo três meses até a data de aprovação da lei, terão 12% de desconto. No caso, essas dividas poderão ser pagas a vista ou em até 150 parcelas.
Já no caso de dívidas que venceram há mais de 365 dias até a aprovação da lei terão desconto de mais de 77%. Por fim, o Governo também garantiu que os estudantes inscritos no CadÚnico pode receber até 99% de perdão da dívida. Esse é o programa que o Estado usa para fazer o levantamento de dados de famílias em situação de vulnerabilidade social. Inclusive, também poderão receber essa porcentagem aqueles que receberam o Auxílio Emergencial durante a pandemia da Covid-19.
Como garantir o desconto
Os estudantes que se enquadram nessa situação de endividamento podem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para a renegociação. Isso pode ser feito por meio dos canais oficiais das instituições que citamos, tanto pela internet como pelo telefone. Além disso, também é possível ir até uma agência da Caixa e fazer a solicitação da renegociação. Então, a partir da análise dos dados desses estudantes, serão ofertados os descontos.
Comentários estão fechados.