Governo japonês oferece bolsas de estudos para alunos brasileiros
Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do Japão abriu inscrições para seus programas de bolsas de estudos para 2023. Confira!
O Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia do governo do Japão abriu inscrições para seus programas de bolsas de estudos para 2023. Os interessados terão a chance de estudar em universidades japonesas como alunos de graduação, ou podem ser aprovados para liderar projetos de pesquisa de mestrado ou doutorado. Há oportunidades, ainda, para aqueles que desejam fazer um curso técnico ou um curso profissionalizante.
Leia também: Empresa de tecnologia disponibiliza bolsas gratuitas em programação
Como vai funcionar?
A bolsa oferecida pelo governo japonês é integral, e nela estão inclusas as passagens aéreas, uma ajuda de custo mensal e a isenção das taxas escolares. No programa, também está previsto um curso de língua japonesa logo no primeiro ano.
Caso você esteja interessado e more no Distrito Federal, Goiás ou Tocantins, será possível fazer sua inscrição para a embaixada do Japão pelo correio ou presencialmente. Para os interessados de outros Estados, as inscrições deverão ser feitas no consulado do Japão de sua região.
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o fim de maio para os programas de pós-graduação. Os estudos terão início em abril de 2023, com duração de dois anos.
É obrigatório cumprir uma série de requisitos, como a proficiência em inglês ou japonês e ter idade máxima de até 34 anos em abril de 2023. Será realizada uma análise documental com provas escritas e uma entrevista. A próxima fase é o envio dos documentos para o Japão, que serão submetidos a uma análise do ministério japonês.
Caso você se interesse pelas oportunidades em graduação, escola técnica ou curso profissionalizante, é necessário que tenha concluído o ensino médio até março de 2023 e tenha completado 24 anos até o dia 24 de março. As inscrições estarão abertas de 1º a 24 de junho.
Comentários estão fechados.