Gripe aviária causaria perda de R$ 13,5 bilhões para o Brasil
Países da América do Sul já registraram casos da gripe aviária, e o Brasil, maior produtor aviário, segue sendo ameaçado diariamente.
Casos de gripe aviária afetaram os países vizinhos do Brasil. Na América do Sul, a Bolívia, o Uruguai e a Argentina registraram o caso da gripe, fazendo com que o governo brasileiro se movimente em dobro para não ser atingido pela gripe aviária.
A fim de evitar uma possível epidemia, o Brasil monta estratégias para evitar a contaminação da gripe em território nacional. Foi estimado que, no pior dos cenários na saúde, agora, o valor de prejuízos seria de até R$ 13,5 bilhões. Esse valor, na verdade, foi estimado em 2020 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e hoje o levantamento poderia ser de um prejuízo muito maior.
No mês de março, o Seminário sobre a Defesa Agropecuária (2° Sedagro), realizado pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFF Sindical), reuniu especialistas do assunto que falaram sobre a influência que a gripe aviária iria exercer no Brasil.
Gripe aviária e os prejuízos no Brasil
Para a pesquisadora Talita Priscila Pinto, do Centro de agronegócio da FGV Agro, os empregos também seriam afetados e outras cadeias relacionadas à comercialização das aves seriam afetadas.
“Haveria também uma perda de 46 mil empregos, não só dentro da cadeia produtiva, mas também dentro de outras cadeias que estão relacionadas com a comercialização de aves, como a de produção de insumos”, afirmou a pesquisadora durante o Seminário sobre a Defesa Agropecuária.
No mesmo evento, Anderlise Borsoi, coordenadora de assuntos estratégicos do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (DAS/Mapa), indicou que as devidas ações estão sendo tomadas para que haja a devida prevenção contra a gripe aviária.
O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de aves no mundo inteiro, como indicou Anderlise, o que seria um grande motivo para a preocupação. De acordo com a especialista, todas as detecções emergenciais estão sendo analisadas para evitar um surto do caso.
Comentários estão fechados.