Gripe aviária é detectada na Alemanha: Entenda o que é a H5N8

O caso de gripe aviária detectado na Alemanha é o segundo caso do vírus respiratório H5N8 registrado em 2020. O primeiro registro é de fevereiro deste ano.

0

Nesta semana foi detectado um caso de gripe aviária do tipo H5N8 em uma fazenda de criação de frangos em Bad Lausick, perto de Leipzig, na Alemanha.

Na ocasião, todas as aves foram sacrificadas e uma quarentena realizada na região. Uma abordagem semelhante foi executada na Arábia Saudita, isso após registro de um caso no começo de fevereiro deste ano.

Embora similar nominalmente ao vírus H1N1, o da gripe suína, o vírus respiratório H5N8 possui menor patogenia aos seres humanos, além de não haver apontamento de surto da doença na atualidade. Esse caso da Alemanha é o segundo detectado no país em 2020.

Em 2019, suscetíveis casos da doença foram apontados na Europa, o que acabou por impactar a indústria de aves europeias, por conta dos programas de sacrifícios. Quatro nações da Europa Central tiveram registros, sendo elas Eslováquia, Hungria, Polônia e República Checa.

No entanto, a Organização Mundial da Saúde não ignora a possibilidade de infecção humana em decorrência do vírus H5N8. Porém, fundamentada nas informações atuais, a instituição destaca que o risco é “provavelmente baixo”.

Até então, não há registros de humanos contaminados pelo vírus H5N8. Por ser uma variação do vírus influenza A, agente responsável pela gripe, os seus sintomas são parecidos, tais como febre, tosse, dores na cabeça e no corpo.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.