Será que você está sendo observado através do seu celular? Descubra!

Aprenda como identificar um aplicativo espião em celulares Android e iOS.

Práticas como ransomware ou phishing tornaram-se conhecidas após a recorrência do vazamento de dados pessoais e perdas financeiras através do uso do aparelho telefônico. No entanto, o que nem todos estão cientes ainda é de uma série de novos aplicativos que conseguem espionar suas atividades online. Recentemente, um app de origem israelense denominado Pegasus evidenciou o problema originado por esses aplicativos de espionagem. Para saber como descobrir se seu celular possui um aplicativo de espionagem instalado, confira o artigo na íntegra!

Leia mais:E-Título: para que serve o aplicativo

Como reconhecer o aplicativo?

Esse é um aplicativo que pode ser instalado tanto no seu smartphone, quanto no seu computador. Visto isso, suas formas de instalação consistem nas mais diversas, porém o mais comum é que isso ocorra através de golpes de engenharia social. Nesses casos, os controladores da ameaça manipulam a vítima a baixar o app através de falsas promoções e propagandas.

Felizmente, devido à recorrência dessas práticas, empresas como a Microsoft e Apple já conseguem reconhecer a maioria desses aplicativos. Por conta disso, é possível bloqueá-los antes que façam algum estrago no seu dispositivo. Caso possua algum antivírus instalado, o mesmo também pode cumprir, ou reforçar, essa função.

Porém, caso observe que seu computador anda estranho, abrindo vídeos automaticamente, ou até mesmo muito mais lento que o comum, observe. Abra o Gerenciador de Tarefas, no Windows, ou o Monitor de Atividades, no Mac, e cheque os softwares que estão sendo executados pela máquina.

Como identificar esse tipo de aplicativo no iOS e Android?

No caso dos modelos iOS, a instalação de aplicativos como o Pegasus é mais complicada, visto que o mesmo só conseguiria se propagar no aparelho em caso de uma falha de dia-zero nos celulares. No entanto, esse erro de sistema já foi corrigido nas versões mais atuais do firmware. Caso mesmo assim identifique algo estranho, tente restaurar o aparelho.

Já para os casos do Android com suspeita de uma invasão desse app, observe os seguintes fatores: o celular começou a esquentar durante curtos períodos de uso, a bateria está sendo consumida mais rapidamente, ou notificações inesperadas começam a aparecer. Caso essas situações comecem a ser recorrentes, utilize as solicitações de antivírus específicas do Android.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.