5 Hábitos que prejudicam a saúde mental e você pode fazer sem perceber

Estar consciente do que te põe para baixo é o primeiro passo para uma vida mais leve.

Não é incomum pessoas se sentirem tristes, sobrecarregadas e sem ânimo para realizar as tarefas do cotidiano. Se você não sabe o motivo de estar assim, talvez seja pela prática de hábitos que destroem a saúde mental.

Seja porque eles se manifestam em sua vida sem você perceber ou até mesmo de propósito, a realidade é que cuidar da saúde mental é tão importante quanto melhorar a alimentação e a saúde física. A seguir, conheça 5 hábitos que destroem a saúde mental e o que fazer para substituí-los.

Hábitos que prejudicam a saúde mental

Pensamentos negativos

O hábito de remoer o passado e conviver com pensamentos negativos faz com que as pessoas permaneçam paradas no mesmo lugar.

É comum pensar no que poderia ter dado certo e se preocupar com determinadas situações. No entanto, pensar negativamente, em excesso, interfere em suas chances de ter sucesso e reduz sentimentos de autocompaixão.

No lugar de pensar negativamente, experimente analisar lições que podem ser aprendidas e quais são as novas posturas para adotar referente a situações vividas.

Perfeccionismo

A busca pela perfeição não só aumenta a pressão e a ansiedade, como reduz a habilidade para lidar com erros e fracassos.

O perfeccionismo pode atrapalhar suas atividades, porque há uma busca pelo melhor resultado, mesmo quando esse melhor resultado não existe.

No lugar, aprenda a dar o seu melhor em todas as tarefas, mas faça sem a exigência da perfeição.

Falta de atividades físicas

O sedentarismo contribui não só para o aparecimento de doenças, como problemas cardiovasculares ou nas costas.

A falta de exercícios físicos reduz a produção de serotonina e dopamina, hormônios considerados importantes para a manutenção de um estado de alegria e felicidade.

Sentimento de culpa

Culpar-se nada mais é do que achar que, por meio unicamente das suas ações, os resultados poderiam ser diferentes.

Embora seja importante reconhecer sua parcela de erro nas situações, assim como se perdoar, culpar-se em excesso pode prejudicar sua saúde mental.

Assim, encontrar formas de lidar com a culpa de maneira saudável é o primeiro passo para seguir em frente em determinadas situações da vida.

Uso exagerado de redes sociais

Fazer uso excessivo de redes sociais pode impactar negativamente a saúde mental. Comparações excessivas, busca pela vida perfeita e ansiedade estão entre os sintomas de quem utiliza as redes sociais com frequência.

Estabelecer limites diários para uso de aplicativos, assim como horários para não acessar podem reduzir suas visitas às redes sociais. Do mesmo modo, desativar as notificações ajuda a reduzir a vontade de verificar o que está acontecendo nos apps.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.