Hipernatremia e Hiponatremia: Causas, Riscos e relação com Sódio

Cada célula do corpo precisa de água para sobreviver. Beber muito ou pouco do líquido pode causar alguns problemas sérios.

0

Cada célula do corpo precisa de água para sobreviver. Beber muito ou pouco do líquido pode causar alguns problemas sérios. O equilíbrio de fluidos do corpo não é afetado somente pela água que é absorvida consumindo alimentos e bebidas e liberada na urina e no suor, mas também pela concentração de sódio, um eletrólito.

Os eletrólitos são minerais que carregam uma carga elétrica quando dissolvidos em um líquido, como o sangue. No corpo, o sódio é encontrado principalmente no fluido fora das células e desempenha um papel importante no movimento da água para dentro e para fora.

Dois distúrbios diferentes, conhecidos como hiponatremia e hipernatremia, podem resultar de alterações no equilíbrio da água no corpo e nos níveis de sódio no sangue.

A hiponatremia e a hipernatremia são principalmente distúrbios do metabolismo da água. Na hiponatremia, um excesso de água no corpo pode levar a uma baixa concentração de sódio. Já na hipernatremia, um déficit de água no corpo pode levar a uma alta concentração de sódio no sangue.

Hiponatremia

A hiponatremia é uma baixa concentração de sódio no sangue por causa de uma retenção excessiva de água, disse Mount. Nesta anormalidade eletrolítica, há muita água no corpo e isso dilui os níveis de sódio na corrente sanguínea.

Quando os níveis de sódio no sangue estão muito baixos, a água extra entra nas células do corpo fazendo com que elas inchem. Esse inchaço pode ser especialmente perigoso para as células cerebrais. Pode resultar em sintomas neurológicos como dor de cabeça, confusão, irritabilidade, convulsões ou mesmo coma.

Hipernatremia

Na hipernatremia, o corpo contém pouca água em relação à quantidade de sódio. Isso faz com que os níveis de sódio se tornem anormalmente altos no sangue. A água se move dos tecidos do corpo para o sangue, na tentativa de equalizar a concentração entre os dois.

A água pode ser perdida das células do cérebro, fazendo com que elas encolham, o que pode ser perigoso. Excesso de sódio no sangue é um problema comum em adultos mais velhos. Especialmente aqueles que foram hospitalizados ou estão em instalações de cuidados de longo prazo.

O distúrbio também pode afetar pessoas muito mais jovens. Os bebês podem apresentar hipernatremia se tiverem diarréia grave, por exemplo. Os níveis de líquidos são corrigidos lentamente para evitar o risco de edema cerebral. Essa é uma condição perigosa em que há inchaço do cérebro.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.