Pessoas hipertensas podem receber aposentadoria por invalidez?
A pressão alta afeta a vida de centenas de brasileiros. Diante disso, muitos têm dúvidas acerca da aposentadoria por invalidez.
Considera-se uma pessoa hipertensa quando sua pressão arterial se mantém nos níveis acima de 140 por 90 mmHg. Dentre os sintomas, estão dores no peito, tonturas, sangramento nasal, fraqueza e visão embaçada.
Por afetar tantos brasileiros, muitos possuem dúvidas acerca do auxílio, doença ou aposentadoria. Além disso, deve-se avaliar cada caso de maneira individual porque, para pedir um benefício, é necessário que haja interferência na vida laboral.
Veja mais em: Saiba quais são as profissões consideradas insalubres para o INSS
Como posso conseguir?
O requerimento por auxílios e aposentadorias acontece no caso de a doença afetar a vida do trabalhador. Neste caso, aqueles que são portadores de hipertensão, cuja condição pode acarretar problemas de saúde como AVC, por exemplo, podem entrar com o pedido de aposentadoria.
Nos casos de maior gravidade, o INSS não exige do trabalhador uma contribuição. Contudo, em casos mais leves, o órgão exige, no mínimo, um ano de contribuição antes do requerimento da aposentadoria.
Vale lembrar que no novo cálculo de aposentadoria por invalidez, o segurado recebe 60% da média salarial se tiver 20 anos ou mais de contribuição (homem) e com 15 anos ou mais (mulher).
No caso do auxílio, se o contribuinte precisar passar por um período de tratamento, no qual se deixe clara a impossibilidade temporária de exercer sua função de trabalho, o INSS permite o requerimento do auxílio-doença.
Documentação necessária
Para conseguir a aposentadoria por invalidez, o trabalhador precisará comprovar a impossibilidade de exercer a função laboral. Assim, é necessária a apresentação de documentos pessoais, de trabalho e do INSS. Confira a seguir:
Documentos pessoais:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carnês e comprovantes;
- Número do PIS/NIT.
Documentos de trabalho:
- Laudos médicos (Eles são de suma importância, de preferência um médico do trabalho ou público);
- Receituários;
- Atestado médico;
- Exames;
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
- Provas de trabalho;
- Extrato do FGTS;
- Sentença trabalhista;
- Termo de rescisão contratual;
- Folha de pagamento.
Documentos do INSS:
Observação: É possível retirar alguns destes pelo site.
- CNIS;
- Carta de Concessão;
- CADSENHA;
- Requerimento Administrativo;
- Extrato Previdenciário.
Por fim, com os documentos todos em mãos, pode-se solicitar uma perícia médica ligando para o número 135 ou pelo site ou aplicativo do Meu INSS. Boa sorte!
Comentários estão fechados.