A história do refrigerante e a marca mais antiga do mundo
Qual foi a marca que lançou esse tipo de bebida primeiro? Saiba mais detalhes.
O refrigerante é uma bebida, geralmente rica em açúcar, com aromas sintéticos de frutas e gás carbônico, além de corantes e conservantes. Essa bebida muitos conhecem e são até viciados, mas você conhece a história do refrigerante e qual a marca mais antiga do mundo em produzir esse tipo de bebida?
Leia Mais: O chá de ervas pode ser uma alternativa saudável para o refrigerante
A história do refrigerante
Muita gente, no mundo inteiro, adora um refrigerante bem gelado e cheio de gás, mas ninguém gosta tanto quanto os americanos. No entanto, a verdade é que o refrigerante foi inventado no ano de 1676 em Paris por uma empresa que misturou água, sumo de limão e açúcar.
Naquela época, a existência de água misturada com gás carbônico ainda não havia sido descoberta. Foi Joseph Priestley que realizou experimentos em 1772 adicionando gás aos líquidos, mas o produto não foi comercializado até 1830.Porém, teve gente que chegou antes.
O Schweppes começou em 1783
Johann Jacob Schweppe nasceu em Witzenhausen, uma cidade alemã. Ele desenvolveu um método para engarrafar água gaseificada, mantendo-a sob pressão para preservar sua efervescência. Ele era um relojoeiro profissional com habilidades mecânicas óbvias.
Como resultado, ele estabeleceu sua empresa com o mesmo nome, Schweppes, em Genebra, em 1783. A Schweppes não é apenas a marca de refrigerantes mais antiga existente com 239 anos e contando, como também fez o primeiro refrigerante engarrafado do mundo.
Além disso, a marca não introduziu uma bebida com sabor até 1835, quase quatro décadas depois Johann Jacob Schweppe ter se aposentado. O primeiro sabor foi o limão, que foi seguido na década de 1870 pelo ainda icônico Schweppes Ginger Ale e a água tônica.
Há pessoas que dizem que a marca não começou com refrigerantes em 1783
Alguns diriam que Schweppes não era realmente uma marca de refrigerante até que começou a vender opções com sabor (que incluía açúcar). No entanto, mesmo que você siga esse raciocínio, ela ainda é considerada como o refrigerante mais antigo existente.
Em comparação, o Vernors Ginger Ale, o refrigerante mais antigo dos Estados Unidos, não apareceu até 1866, mais de 30 anos depois que as pessoas começaram a tomar a limonada da marca Schweppes.
Comentários estão fechados.