Hólmio
O hólmio (símbolo químico Ho, número atômico 67) é um elemento metálico, branco e relativamente prateado.
O hólmio (símbolo químico Ho, número atômico 67) é um elemento metálico, branco e relativamente prateado. Também é relativamente suave e estável em ar seco à temperatura ambiente. É um membro da série de elementos químicos dos lantanídeos. Além disso, é considerado um dos “metais de terras raras”.
De todos os elementos que ocorrem naturalmente, o hólmio tem o momento magnético mais alto. Por isso, tem sido usado em ímãs de alta resistência para criar os campos magnéticos artificiais mais fortes.
O elemento também é útil em hastes de controle nuclear para absorver nêutrons produzidos por reações de fissão nuclear. Serve também em um certo tipo de laser para quebrar as pedras nos rins. Óxido de hólmio é usado como uma coloração de vidro amarelo .
Ocorrência e isolamento
Como os outros elementos de terras raras, o hólmio não é encontrado como um elemento livre na natureza. Ocorre combinado com outros elementos em minerais de terras raras, particularmente gadolinita e monazita. Sua abundância estimada na crosta da Terra é de 1,3 miligramas por quilograma.
O hólmio é extraído comercialmente por troca iônica da areia de monazita, mas continua difícil de se separar de outros elementos de terras raras. Foi isolado pela redução química do seu cloreto ou flúor anidro com cálcio metálico.
História
O hólmio foi descoberto por Marc Delafontaine e Jacques-Louis Soret em 1878. Eles notaram suas ondas espectrais únicas em um espectro de absorção. Eles chamaram de “Elemento X”. Mais tarde naquele ano, Per Teodor Cleve descobriu independentemente o elemento enquanto trabalhava com óxido de érbio.
Usando um método desenvolvido por Carl Gustaf Mosander, Cleve primeiro removeu todos os contaminantes conhecidos da írbia e obteve dois novos materiais, um marrom amarelado e um verde. Ele nomeou a substância marrom holmia (o nome em latim da cidade natal de Cleve, Estocolmo), e ele chamou a verde de thulia.
Holmia foi mais tarde descoberto como sendo óxido de hólmio, e thulia era óxido de túlio.
Características notáveis
O hólmio é um metal de transição interno (ou lantanídeo). Ele se encontra no período seis da tabela periódica, entre o disprósio e o érbio. Este elemento maleável e relativamente macio é bastante resistente à corrosão e estável em ar seco a temperatura e pressão padrão.
No ar úmido e em temperaturas mais altas, no entanto, oxida rapidamente para formar um óxido amarelado. Em sua forma pura, tem um brilho prateado brilhante. Na combinação com outros elementos, o hólmio exibe um caráter trivalente (número de oxidação de +3).
Possui propriedades magnéticas incomuns, incluindo o maior momento magnético (10,6µB) de qualquer elemento que ocorre naturalmente. Quando combinado com ítrio, forma compostos altamente magnéticos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.