IBGE irá realizar seleção para o Censo Demográfico 2022 com 48.535 vagas

O IBGE encerra no 15/06 as inscrições no processo seletivo simplificado para 48.535 vagas no cargo de recenseador do censo demográfico 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão encerradas na próxima quarta-feira (15) as inscrições relativas ao processo seletivo simplificado que dispõe de 48.535 vagas para o cargo de recenseador do censo demográfico 2022.

As vagas exigem nível fundamental completo e estão distribuídas em todos os entes federativos. A previsão do contrato é de aproximadamente 3 meses com possibilidade de prorrogação.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de forma online até o dia 15 de junho na página do concurso ou através do link.

A principal função do recenseador é entrevistar os moradores no período da coleta. Visto que a remuneração é paga pela produção, ela apresenta uma variação de acordo com o tempo que o servidor dedica ao desempenho da função, assim como o grau de dificuldade no acesso aos domicílios.

A jornada de trabalho ideal para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais. O servidor também irá passar por um treinamento obrigatório antes de começar o Censo. A previsão para a divulgação do resultado final será em 30 de junho.

O processo de seleção será feito com base na análise curricular dos candidatos. “Os candidatos devem preencher o formulário com os dados relativos à formação e essa análise de títulos será classificatória. Aqueles que forem convocados precisarão comprovar a titulação”, explica o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros.

Vagas por estados

O estado de São Paulo é o ente federativo que conta com o maior número de vagas: são 18.589 vagas espalhadas por 635 municípios. A maior parte dessas vagas são para a capital Paulista (5.426). Ao estado do Rio Grande do Sul foram ofertadas 5.185 vagas, que estão distribuídas em 492 municípios. Já no estado de Minas Gerais, que é o terceiro ente federativo com maior número de vagas, são 4.633 vagas.

Ao total, o IBGE deverá contratar 206.891 servidores temporários para atuar no censo. Dessas vagas, aproximadamente 183.021 serão preenchidas com recenseadores, que irão fazer o treinamento entre os dias 18 e 22 de julho.

“O processo complementar tem o objetivo de contratar pessoal para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo simplificado. A diferença entre as duas seleções é que na seleção complementar há análise curricular em vez de prova e não é cobrada taxa de inscrição”, esclarece Bruno Malheiros.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More