Impacto global: decisão da União Europeia afeta celulares de todo o mundo
As grandes empresas tecnológicas que fabricam smartphones vão precisar se adaptar às medidas aprovadas até 2027. Entenda!
A vida dos proprietários de celulares está prestes a se tornar consideravelmente mais conveniente a partir do ano de 2027, tudo por conta de uma nova decisão da União Europeia (UE).
No ano citado, uma regulamentação da UE entrará em vigor, tornando obrigatória a inclusão de baterias removíveis em todos os dispositivos móveis.
O texto representa a conclusão de anos de discussões e deliberações por parte do braço executivo da organização europeia, que finalmente finalizou o processo na semana passada.
Tal mudança terá um impacto significativo em algumas das maiores empresas do setor, incluindo gigantes como Apple, Motorola, Samsung e Xiaomi.
Essas empresas agora terão um período de alguns anos à frente para realizar as necessidades necessárias em seus designs de dispositivos, a fim de se adequarem à nova diretriz da UE.
União Europeia provoca impacto significativo na tecnologia
Os europeus estão efetivamente implementando a ideia de que todo smartphone deve vir equipado com uma bateria removível e passível de substituição, como era feito em celulares antigos.
Nos dias atuais, é uma prática comum acionar os serviços de assistência técnica quando a vida útil da bateria se deteriora.
Contudo, em certos casos, os custos associados a esse procedimento podem ser tão exorbitantes, que se torna mais sensato adquirir um novo telefone.
Embora a decisão tenha validade nos 27 países que compõem o bloco econômico, seu alcance é previsto para transcender as fronteiras europeias, com um impacto significativo inclusive no Brasil.
(Imagem: divulgação)
Conforme destacado pelo portal estadunidense de notícias Mashable, a probabilidade de as principais empresas do ramo desenvolverem duas variantes distintas de futuros smartphones parece forçada.
Ou seja, produzir baterias removíveis apenas para o bloco econômico e outros aparelhos com bateria embutida para o restante do globo.
O desenrolar dessa narrativa segue um caminho semelhante ao processo de adoção do USB-C como padrão universal para carregamento de dispositivos eletrônicos, o que já vem sendo discutido.
Depois da decisão da União Europeia, os olhos do mundo estão voltados para o lançamento do iPhone 15, da Apple, que deve ser lançado em setembro. Especula-se, entre outras coisas, que o novo modelo de iPhone finalmente se desvinculará da conexão Lightning.
Comentários estão fechados.