Inflação gera cancelamento de serviços de streaming

O custo para consumir três serviços de streaming fica em torno de R$ 63,70, para ter acesso aos planos básicos, o que acaba pesando no orçamento.

Que a situação econômica do país apresenta dificuldade aos brasileiros não é novidade. Assim, aqueles que conseguem sair das contas básicas e investir no entretenimento de streaming já não apresentam tanto interesse em continuar com suas assinaturas por muito mais tempo. Com base no aumento da inflação e do preço das mensalidades desses serviços, uma pesquisa foi desenvolvida pelo iDinheiro sobre a assinatura dessas plataformas consumidas aqui no Brasil.

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O custo para consumir três serviços de streaming fica em torno de R$ 63,70, para ter acesso aos planos básicos das seguintes plataformas: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Antes dos ajustes de preços, consumir esses serviços custava R$ 54,70, uma diferença a ser sentida pelos assinantes na hora do pagamento. Desta forma, com o aumento nos valores, a pesquisa indicou que 38% dos entrevistados cancelaram alguma de suas assinaturas no primeiro semestre do ano.

No seguimento dos resultados, 43% tiveram como principal motivo o aumento no valor das assinaturas, enquanto 20% optam pelo cancelamento por não fazer uso, demonstrando apenas uma conta sem finalidade. No mesmo sentido de desinteresse, 19% dizem que o conteúdo ofertado não os interessa, levando diretamente ao cancelamento. Por fim, 9,9% afirmam ter encontrado outro meio para o consumo dos conteúdos, seguido de 6,8% que passarão a dividir o valor da assinatura com outras pessoas.

Estes dados demonstram como o impacto no preço das assinaturas afeta muitos lados da situação. Com a desistência das assinaturas, as empresas começam um movimento para manter seus assinantes, o que não é claro se tem resultado de fato, afinal alguns métodos abordados motivam mais ainda o cancelamento dos serviços. Como resultado da pesquisa, que coletou dados de 1.058 pessoas a fim de analisar o uso das plataformas de streaming no Brasil, a média de interesse em cancelar a assinatura foi de 7 a cada 10 pessoas, com 72% dos entrevistados demonstrando que pretendem cortar o gasto com streaming das contas básicas.

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