Influência dos fatores abióticos nos seres vivos
Será que fatores físicos e químicos alteram a vida dos seres vivos?
Cada população tem a influência do meio ambiente que a cerca, no ambiente de uma floresta os fatores mais relevantes podem ser o clima e o solo, já num ambiente marinho, esse fator pode ser a luminosidade e salinidade da água.
Fatores físicos
O Sol é um fator abiótico de extrema importância para os seres vivos, é ele que garante luz, energia em forma de radiação indispensável para a fotossíntese , e temperatura para nosso planeta.
Os fatores climáticos como a chuva, a umidade relativa do ar e o vento também influenciam muito a vida dos seres vivos. Um ambiente com clima muito extremo requer adaptações para a sobrevivência.
As condições atmosféricas podem ser devastadoras para o equilíbrio dos ecossistemas em intensidades variadas. Enquanto ciclones e tufões possuem consequências desastrosas, as marés e massas de ar, por exemplo, trazem consequências mais brandas.
O solo possui tanto uma porção biótica composta por microrganismos quanto uma abiótica proveniente das formações rochosas. Além disso, ele é substrato para muitas plantas, pode servir de abrigo para animais e participar de vários ciclos biogeoquímicos.
Fatores químicos
Os nutrientes necessários aos seres vivos são os fatores químicos do meio ambiente.
Os sais minerais são importantes para equilibrar a homeostase (habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo) dos seres vivos. Os fosfatos também são importantes para a formação de ácidos nucleicos.
Além disso, os ciclos biogeoquímicos realizam a ciclagem de nutrientes e conservam o fluxo de energia ativo para manter o equilíbrio dos ecossistemas.
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.