Inmet emite alerta laranja para 23 estados e vermelho para outros

As fortes chuvas devem acontecer por praticamente todo o Brasil até amanhã (05/12).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão será de fortes chuvas para inúmeras regiões do país e em 23 estados.

O alerta laranja foi emitido em alguma regiões do Brasil, ele indica que há riscos de descargas elétricas e quedas de galhos. Já em outras localidades, o alerta vermelho mostra riscos de fortes chuvas, ficando entre 60 e 100 mm/dia.

Se tratando de regiões, as previsões para o Centro-Oeste, nos estados do Mato Grosso e no Distrito Federal são de chuvas acima dos 70mm. Já para o Mato Grosso do Sul, somente pancadas de chuvas devem ocorrer ao decorrer da semana.

No Norte do país, chuvas um pouco acima dos 20mm atingirão a região, principalmente no leste do Amazonas. Em Roraima, os índices podem chegar a 80mm e pouco menores no Pará e Tocantins.

Para a região Sudeste do Brasil, um canal de umidade poderá levar a chuvas acima dos 50mm, atingindo de maneira mais forte o sul e nordeste de Minas Gerais, no sudeste de São Paulo e chegando também ao Espírito Santo, onde a previsão pode chegar a 80mm. Já para o centro-oeste de Minas e o oeste de São Paulo, as chuvas devem ficar entre os 30 e 70mm.

O Nordeste brasileiro deverá ter fortes chuvas, destacando o centro-sul da Bahia, partes do Tocantins e Piauí, onde o volume deve ser maior que 80mm. No estado do Rio Grande do Norte, Paraíba e alguns lugares do Ceará, o nível de chuva deve ser muito baixo, ou nulos. Porém, as possiblidades estão nos radares.

Finalizando o mapa de previsões do Inmet, a região Sul do Brasil provavelmente receberá fortes chuvas, contando com mais de 80mm no leste do Paraná, Santa Catarina e em alguns pontos do Rio Grande do Sul. Para o restante do estado, as chuvas tendem a ser mais brandas, ficando em níveis variados entre 20 e 50 mm, na maioria dos pontos.

Dessa forma, se você faz parte de alguma das regiões citadas da previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, recomendamos que fique alerta para que os cuidados necessários, principalmente nos pontos de maior intensidade de chuvas sejam tomados. Sempre permaneça em locais seguros e longe das regiões com riscos de alagamentos e desabamentos, para evitar problemas maiores nessa época do ano, em que os locais de calor mais intenso, tendem a receber pancadas mais forte de chuvas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.