Insatisfação: Provas online de vestibular desagradam estudantes
Alguns vestibulares mantiveram o modelo online mesmo após a pandemia da Covid-19 ter fim. A decisão não tem agradado a todo mundo.
Após a necessária mudança para o modelo virtual por causa da pandemia de Covid-19, algumas instituições privadas permaneceram oferecendo o vestibular no modelo remoto. Algumas plataformas apresentaram erros recentemente, o que levou a número alto de reclamações dos vestibulandos que não querem a permanência da prova online.
Vestibulandos se mostram contrários à medida de provas online
Estudantes da PUC e FGV de São Paulo relataram problemas durante as provas. As plataformas acabaram prejudicando os candidatos às vagas no mês de novembro, o que é muito problemático e injusto.
Na PUC-SP, uma candidata revelou que estava disputando uma vaga para o curso de relações internacionais. Na hora de concluir a redação, a candidata viu-se prejudicada por não conseguir entregar a prova, mesmo resolvendo todas as outras questões. Segundo ela, nada do que tentava escrever na prova ficava salvo. Ela apontou que passou grande parte do tempo conversando com o suporte técnico. Ainda que tenha solicitado reparo, nada foi feito.
Na redação, a candidata escreveu menos do que era necessário para a prova e ficou prejudicada. A candidata já tinha passado no teste quando ainda cursava o ensino médio, na condição de trainee. Desta vez, o nome dela não constou na lista dos aprovados. A candidata também revelou dificuldades para obter respostas sobre a situação e decidiu entrar com processo judicial para conseguir realizar a prova da universidade.
Posteriormente, a PUC-SP informou que não foi relatado problemas técnicos à universidade.
Na FGV-SP, na prova realizada no dia 14 de novembro, candidatos tiveram problemas com a prova de redação.
Em resposta à Folha, mediante ao ocorrido, a FVG-SP se pronunciou dizendo que monitora os candidatos por meio das câmeras nos computadores e que há um acompanhamento de fiscais também no método remoto. As provas são devidamente gravadas para a segurança da universidade e do próprio candidato.
“Em seu vestibular online, a FGV utiliza a plataforma de provas online reconhecida internacionalmente, que conta com os mais modernos e rígidos mecanismos de prevenção de fraudes, com a utilização de inteligência artificial que identifica, por exemplo, o uso de celular pelo candidato”, informou a equipe.
Comentários estão fechados.