Inseto voador raro foi encontrado em loja do Walmart; biólogo chegou à conclusão da espécie

Um biólogo, de forma despretensiosa, encontrou um grande inseto raro na loja do Walmart. Apenas após anos ele descobriu que a espécie era uma raridade.

Em 2021, quando passava pelo Walmart de Arkansas para comprar leite e livros, um cientista identificou um inseto gigante dentro da loja. Ao localizar o inseto, ele o pegou com a mão e continuou fazendo suas compras. Michael Skvarla, diretor do Laboratório de identificação de Insetos só não imaginava que se tratava de um voador raro da era jurássica. Continue lendo e saiba mais.

Encontro raro e despretensioso

O cientista disse que estava andando entre os corredores do Walmart com o inseto entre os dedos e esqueceu-se dele. Inicialmente, pensou que era um inseto da espécie antlion.

Semelhante a uma libélula, ele parece frágil e não tem uma vida atrativa; quatro asas, veias trincadas e com manchas na cor marrom.

No entanto, em 2020, a história ganhou um desfecho inesperado. O pesquisador estava ministrando uma aula online sobre a evolução dos insetos e a biodiversidade quando aconteceu.

Ele estava mostrando a espécie aos alunos, quando começou a reparar que não era o que pensava. A aula, ao vivo, deixou os alunos atentos com a feição do professor frente aos fatos.

Um aluno disse que estava observando o professor, quando de repente parou e todos perceberam do que se tratava. O professor descobriu que a espécie encontrada no Walmart tratava-se de um crisopídeo gigante super-raro.

A envergadura do inseto foi o ponto crucial para que ele pudesse identificar. Com 50 milímetos, o inseto não se tratava de um antlion.

 

Foto: Michael Skvarla / Penn State.

O crisopídeos foi encontrado apenas na década de 1950, com a possibilidade de extinção e desaparecimento na América do Norte. Alguns pesquisadores acreditam que o desaparecimento possa ter sido influenciado pela quantidade de poluição luminosa ou por novos predadores.

O achado dentro do Walmart, no Arkansas, é um marco considerável de um registro que não estava sendo feito há 50 anos. Passaram a acreditar, por exemplo, que ainda possam existir populações remanescentes desta espécie espalhados pelo local e prontos para serem encontrados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.