INSS: hipertensão dá direito ao benefício por invalidez?

Confira se ser diagnosticado com pressão alta garante algum abono da Previdência Social.

Sendo uma doença muito comum nos dias de hoje, a pressão alta ou hipertensão, como também é conhecida, pode trazer sérios problemas para os seus portadores. Assim, muitos se questionam sobre a possibilidade de continuar exercendo atividades remuneradas. Afinal, pressão alta dá direito a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Acompanhe a leitura e confira!

Leia mais: O crescimento positivo de jovens negros no mercado de trabalho

O que caracteriza a pressão alta?

Acometendo milhares de cidadãos brasileiros todos os dias, essa doença é definida por acarretar problemas cardiovasculares, fortes dores de cabeça, fraqueza muscular, zumbidos no ouvido e até mesmo AVCs.

Além disso, o aparecimento desta condição pode ser resultado de inúmeros fatores. Assim, suas complicações podem ter origem genética, ser oriundas da obesidade e do sedentarismo ou ainda do alto consumo regular de produtos como tabaco, álcool e sal.

De modo geral, um indivíduo pode viver normalmente mesmo sendo diagnosticado com pressão alta, já que isso não afeta de maneira significativa a sua vida profissional. No entanto, como a hipertensão é uma doença silenciosa e, em alguns casos, grave, seus sintomas podem obrigar que o trabalhador seja afastado de seu emprego.

Benefícios do INSS para hipertensos

Assim, nas situações em que o cidadão realmente precisa se afastar de suas atividades laborais, o INSS o destina a um grupo chamado Beneficiários por Incapacidade.

Os proventos para tal grupo são concedidos quando os indivíduos ficam incapacitados de exercer atividades remuneradas que garantam sua renda como resultado de um acidente ou doença. Desse modo, o trabalhador tem direito a receber o auxílio-doença ou ser aposentado por invalidez.

Ademais, o que indicará qual abono o beneficiário receberá é o grau das suas complicações e como elas afetam o seu dia a dia. Sendo assim, caso a incapacidade do cidadão seja temporária, será concedido o auxílio-doença. Contudo, se a incapacidade for considerada permanente, o trabalhador será aposentado por invalidez.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More