INSS vai cortar ESSES benefícios de quem não tiver cadastro atualizado
O INSS fará um pente fino nos seus benefícios e cortará os pagamentos, caso não sejam cumpridos os requisitos impostos pelo órgão.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará um pente fino nos seus benefícios e cortará os pagamentos, caso não sejam cumpridos os requisitos impostos pelo órgão. É importante se atentar aos prazos dados pelo INSS para não perder a perícia médica e acabar sendo cortado na hora do pente fino.
Leia mais: Novas doenças entram para rol do auxílio-doença do INSS
O intuito desse corte é acabar, ou tentar diminuir, os pagamentos que são feitos indevidamente, ou seja, para pessoas que não estão aptas a receber esse tipo de auxílio, em diferentes benefícios do órgão. Os programas de auxílio-doença, aposentaria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberão essa limpa do INSS.
É importante estar com todos os seus dados em dia, pois isso evita que o seu benefício seja cortado indevidamente sem aviso prévio. Durante o pente fino é feita uma análise que tenta encontrar e eliminar pagamentos que estão sendo recebidos de maneira indevida, ou até mesmo daqueles beneficiários que não necessitam mais de tal auxílio, mas ainda continuam listados no sistema do órgão. Ou seja, todos os beneficiários serão obrigados a atender a alguma etapa de atualização de seus cadastros, para um controle maior por parte do INSS.
Segundo o que foi informado pelo Instituto, essa busca irá incluir os auxílios e aposentadorias por invalidez que estão com mais de seis meses sem atualizações da perícia médica. Por isso, é importante se atentar às datas que o órgão disponibiliza. Quem está com algum procedimento atrasado, terá que atualizá-lo para continuar recebendo o benefício.
O responsável por essa investigação é o Ministério do Trabalho e Previdência Social, e a autorização para revisão dos beneficiários foi publicada no Diário Oficial da União. A publicação não contém muitas informações, apenas diz que os benefícios trabalhistas, tributários, assistenciais e previdenciários passarão por uma inspeção.
No caso de quem é contemplado pelo BPC, os pagamentos poderão ser cortados quando o beneficiário está há 2 anos ou mais sem passar por nenhum tipo de investigação ou atualização do caso. Os interessados em adquirir esse direito precisam se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). O benefício é pago todos os meses para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência.
Essa revisão terá 180 dias de validade, segundo o Ministério do Trabalho e da Previdência Social, e quem for convocado terá, obrigatoriamente, que passar por uma perícia médica. Aqueles que não agendarem ou faltarem a essa perícia deixarão de receber o benefício em questão. No dia do procedimento, é importante apresentar os documentos que comprovam o seu caso, como laudos médicos, exames e outras informações.
Comentários estão fechados.