Internet Brasil vai distribuir cerca de 700 mil chips; saiba mais
Programa tem como objetivo levar internet para alunos de baixa renda.
Após o período de quarentena por conta da Covid-19, a internet se provou mais uma vez como uma ferramenta essencial na sociedade, especialmente para os estudantes. Porém, também foi possível identificar que nem todos têm acesso a esse recurso no Brasil.
Por conta disso, o Governo Federal criou uma iniciativa, chamada de Internet Brasil, para distribuir mais de 700 chips para alunos de baixa renda.
Leia mais: Aprenda como fazer o pré-cadastro do CadÚnico pela Internet
Toda escola será contemplada?
Antes de tudo, toda adesão do projeto pelas escolas vai depender das secretarias estaduais de educação, pois deverão assinar alguns termos de confirmação de interesse. Dessa forma, as escolhas dessas unidades federativas serão contempladas, assumindo o recebimento dos chips e a responsabilidade em relação ao aluno beneficiado.
Inclusive, essas mesmas secretarias também serão responsáveis por definir quais escolas terão os alunos beneficiados pelo Internet Brasil. Nesse caso, em uma lista de prioridade, as escolas atendidas pelo programa Nordeste Conectado assumem a frente, sendo estas localizadas em Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Caicó (RN), Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e Mossoró (RN).
Quem vai receber os chips do programa?
A medida provisória do programa Internet Brasil prevê acesso de forma gratuita para alunos da rede básica de ensino de escolas públicas e que fazem parte do CadÚnico. Após passar pelo Congresso Nacional, a iniciativa que vai distribuir banda larga móvel para esses estudantes só dependerá da aprovação do presidente Jair Bolsonaro para virar lei.
Quando o projeto for aprovado, mais de 700 mil chips e pacotes serão direcionados para os cidadãos que já tiverem algum aparelho eletrônico, como um smartphone. Logo, quem não possuir um dispositivo ainda não será contemplado. Inclusive, todo o processo será feito de maneira gradual, levando em consideração a disponibilidade orçamentária e requisitos técnicos para prestar o serviço.
Além disso, alunos que sejam beneficiados e pertençam à mesma família também serão contemplados. Entretanto, eles não devem estar sendo atendidos por outros programas de auxílio similares oferecidos pelos estados, municípios ou governo federal.
Comentários estão fechados.