IR 2022: Recuperação de recibo pode ser realizada no site ou agências

Através do número do recibo, o cidadão pode acompanhar o processo de retificação pela Internet.

É possível recuperar o recibo do Imposto de Renda de duas formas: pelo próprio sistema ou presencialmente, nas unidades de atendimento. Ao preencher o número do recibo em 2021, muitos acabam não sabendo que esse mesmo número pode ser utilizado para os próximos anos. Assim, será preciso informá-lo caso necessite realizar alguma ação referente ao Imposto de Renda deste ano.

Leia também: Tabela do Imposto de Renda: última correção ocorreu em 2015

Vale ressaltar que a entrega da declaração do IR para o ano de 2022 já começou e está sendo aceita até o dia 31 de maio.

Através do número do recibo, o cidadão pode acompanhar o processo de retificação pela Internet. Ademais, os meios disponíveis para a recuperação do recibo são pelo computador ou algum dispositivo que tenha sido utilizado na última declaração, pelo portal e-CAC ou pessoalmente, nas agências da Receita Federal e com horário marcado.

Muitos não sabem, mas ao acessar um dispositivo que foi utilizado na última declaração, o próprio sistema já divulga as informações necessárias, assim, facilitando no preenchimento da nova versão. Os dados ficam registrados, e para encontrá-los, basta entrar na pasta referente ao programa da Receita Federal, a qual está presente em “Arquivos de Programa”.

Por fim, a Receita Federal não oferta cópias de recibos através de e-mail ou canal de atendimento telefônico, sendo preciso que o cidadão acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Vale ressaltar que, para ter acesso a este portal, o contribuinte já precisa possuir um certificado digital ou um código de acesso. Além disso, se ainda assim ele não conseguir recuperar o recibo, deverá se dirigir à uma agência da Receita Federal mais próxima.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More