Saiba onde fazer as operações do Pix Saque e Pix Troco

Entenda o que são e onde fazer esse tipo de transação.

O sistema do Pix se tornou um sucesso nas transações brasileiras. Ao fim do ano passado, foram lançadas as funcionalidades do Pix Saque e do Pix Troco, porém essas ainda possuem baixa adesão dos usuários. O que muitos talvez não saibam é que esses saques podem ser feitos não apenas em caixas eletrônicos, mas também em estabelecimentos comerciais. Para saber mais sobre como fazer as operações através do Pix, leia o artigo na íntegra.

Leia mais: Pix por engano: o que fazer para recuperar e devolver o dinheiro?

Pix Saque e Pix Troco

Consoante o Banco Central do Brasil, dois meses após o lançamento, mais de 43 mil pessoas já usaram esses serviços. O total de transações é de R$ 71,7 mil, somados os dados do Pix Saque e do Pix Troco.

Os números ainda mostram que 73% das movimentações desses valores ocorreram em cidades do interior do país. Dentre essas, dos 10 municípios com mais operações, cinco são do interior do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Canoas, Viamão, Gravataí e São Leopoldo.

Como funcionam?

O usuário irá ler um QR Code e fará um Pix da sua conta para a conta do agente que está disponibilizando o serviço. Esse, por sua vez, entregará ao usuário o dinheiro em espécie correspondente.

Ambas as categorias, Pix Saque e Pix Troco, funcionam conforme a tecnologia Pix. No entanto, no Pix Saque, o dinheiro em espécie corresponde ao valor da transação realizada previamente. Já o Pix Troco, o valor é a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada.

Pontos de atendimento

A relação dos pontos de atendimento está disponível pelas próprias instituições no formato de Dados Abertos, disponibilizados pelo Banco Central. Além disso, ainda é possível encontrar as informações onde as modalidades estão disponíveis através de um mapa.

Esse mapa foi desenvolvido em parceria pela Associação Brasileira de Fintechs (AB Fintechs) e a Pay Ventures. O mesmo é uma ferramenta gratuita disponível para quem quiser utilizá-la. Para isso, basta acessar o mapapix.com.br e indicar a sua localização.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More