JAMAIS use papel higiênico para forrar assentos de banheiros públicos; entenda o motivo

O hábito de forrar o assento do vaso sanitário em banheiros públicos como medida preventiva contra infecções pode ser menos eficaz do que se imagina e até prejudicial, segundo especialistas.

Em busca de evitar infecções, muitas pessoas têm o hábito de forrar o assento do vaso sanitário em banheiros públicos, como os de shoppings, aeroportos e rodoviárias.

No entanto, especialistas em saúde estão alertando que essa prática pode não ser tão benéfica quanto se imagina.

O problema está no próprio papel higiênico utilizado para forrar o vaso, que, por ser áspero e absorvente, torna-se o local ideal para que as bactérias liberadas durante a descarga se depositem.

Isso ocorre especialmente quando o rolo de papel está muito próximo ao vaso e não conta com nenhuma proteção adequada.

Após cada descarga, as bactérias fecais transportadas pelo ar caem diretamente no papel, sendo absorvidas e acumulando-se ao longo do tempo com o uso constante do banheiro público.

(Imagem: reprodução/internet)

De acordo com especialistas, a maioria das bactérias presentes nos assentos de banheiros públicos são consideradas “comuns” e geralmente não apresentam grandes problemas à saúde.

Agentes causadores de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), por exemplo, sobrevivem por poucos segundos fora do corpo humano e são raramente encontrados nesses ambientes.

Os riscos são mais significativos em situações específicas, como quando há feridas abertas na pele, o que pode facilitar determinadas infecções.

Para doenças transmitidas pelo sangue, os fluidos corporais de terceiros teriam que ser diretamente colocados sobre as lesões para causar a infecção.

Como se proteger, então?

Alternativas seguras para proteger-se da contaminação em banheiros públicos incluem o uso de lenços desinfetantes para limpar o assento antes de sentar, ou até mesmo levar consigo um protetor sanitário descartável.

Além disso, especialistas recomendam cautela ao tocar em outras áreas do banheiro, que também podem ser depósitos de micro-organismos, e enfatizam a importância de lavar as mãos com frequência.

Outra prática comum, como o agachamento em vez de sentar diretamente no assento, também traz suas preocupações. Especialistas apontam que essa posição pode ser problemática para mulheres ao longo do tempo.

Nesse sentido, fica evidente que a higiene e os cuidados adequados em banheiros públicos são fundamentais para prevenir contaminações e garantir a saúde dos usuários.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.