5 dicas incríveis para cultivar plantas em espaços pequenos da casa

Ter plantas em casa é aproveitar um ambiente mais agradável e feito para o seu bem-estar. Felizmente, mesmo em espaços muito pequenos, é possível cultivar ervas, vegetais, pequenas frutas e plantas. Saiba como!

Morar em apartamento pequeno ou ter pouco espaço para o jardim não são motivos para não ter belas plantas em casa. Com planejamento e alguns ajustes, você consegue transformar um cantinho da casa para ser uma linda área verde.

Mesmo em um local pequeno, ter um jardim em casa é uma forma de se conectar com a natureza e oferecer os cuidados que as plantas merecem.

Por isso, a sua área menor combina muito bem com jardins verticais, pequenas hortas e cultivo de plantas menores, como as suculentas.

A vantagem de cultivar plantas em espaços pequenos é que você consegue planejar uma linda decoração com elementos naturais. Além disso, ainda pode aproveitar um ambiente que prioriza o bem-estar e boas vibrações da sua casa!

Veja aqui nossas 5 dicas de cultivo de plantas para quem não tem muito espaço em casa!

Benefícios de ter plantas em espaços pequenos

As plantas em casa são ótimas fontes de relaxamento e estímulos positivos para a rotina diária. Elas também podem ser usadas no lar para os seguintes objetivos:

  • Promoção do bem-estar;
  • Melhora do ar do ambiente;
  • Decoração verde e personalizada;
  • Diminuição do estresse;
  • Estimulação da criatividade.

Caso você trabalhe em casa, plantas como o antúrio são ideais para diminuir o estresse, de acordo com estudos de psicologia. As ervas medicinais e vegetais em vasos também garantem uma alimentação mais saudável e muito acessível no seu jardim.

(Imagem: Freepik/Reprodução)

5 dicas de jardim para quem tem pouco espaço

1. Jardim vertical

A primeira dica é uma das melhores opções para espaços pequenos. Já que você não tem muito espaço livre, a ideia perfeita é montar um jardim vertical. Essa configuração combina economia e estilo, além disso, ela permite que uma variedade de plantas seja cultivada.

2. Horta em vasos

Se a sua ideia de jardim envolve o cultivo de vegetais, pequenas frutas e ervas frescas, uma pequena horta em vaso deve ser a escolha. Seja na varanda, no chão ou na janela, plantar vegetais em casa é uma forma de sempre ter alimentos frescos e saudáveis à disposição.

Essa proposta ainda ajuda na decoração dos espaços, já que você pode escolher vasos de diferentes tamanhos e cores.

3. Jardim suspenso

Caso o seu espaço seja muito reduzido, a opção de jardim suspenso pode transformar o visual do lugar. Use alguns ganchos para pendurar vasos de planta no teto. Dessa forma, os locais de passagem não serão afetados pela presença de vasos no caminho.

4. Jardim de ervas na cozinha

Assim como a horta, cultivar ervas em um pequeno espaço da cozinha permite que você tenha temperos frescos sempre à mão.

Suas receitas vão se beneficiar com o cultivo mais econômico de temperos e ervas aromáticas, como alecrim, hortelã, cebolinha, manjericão e salsa.

5. Jardim de suculentas

Talvez as suculentas sejam as plantas que mais combinam com a ideia de pouco espaço. Essas plantinhas também são fáceis de cuidar, pois não precisam de muita água e combinam com espaços com pouca luz.

A sua casa deve ser o seu local de conforto e bem-estar. Por isso, adicionar plantas é o melhor caminho para acessar os benefícios da natureza, montar uma bela decoração e ter um lar agradável mesmo em espaços pequenos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.