Dez jogos criativos para aprender a tabuada!

Ensinar tabuada desenvolvendo a memorização e aprendizado das crianças vai ser muito mais fácil e divertido com estes jogos.

0

Ensinar tabuada nunca foi tarefa fácil para professores. Após conteúdos mais tranquilos, de repente, as crianças são inseridas no meio de operações envolvendo todos os números possíveis. A partir daí, começam as primeiras dificuldades.

Mas, ninguém disse, também, que o ensino da tabuada deve ser chato! Por meio de jogos, professores podem trabalhar esse conteúdo de forma muito mais efetiva, obtendo resultados satisfatórios com relação ao aprendizado e memorização.

Confira dez sugestões bem legais que o Escola Educação trouxe para você trabalhar com seus alunos.

Tabuada do Gato

Tabuada do Gato

A ideia é que a criança vá ajudando o gato a recolher as coisas de que gosta, a medida que o faz subir pelas nuvens. Mas, isso só acontece se o jogador acertar as respostas das questões apresentadas. A cada dez acertos, o jogador ganha uma vida e vai subindo entre os 12 níveis.

Acesse o joguinho aqui.

Disparo

Jogo de Disparo

Na tela de início, a criança vai escolher com qual tabuada quer começar. Na próxima, vai ser apresentada a pergunta e as opções de resposta. Mas, o desafio não para por aí! Quando o jogador acerta, aparecerão três balões que ele terá que estourar com o cursor do mouse para aparecer a próxima jogada.

O jogo pode ser acessado aqui.

Jogo da Memória

Jogo da Memória de Tabuada

Pode ser jogado por um ou dois competidores. Antes de começar, pode escolher jogar com uma ou tabuadas múltiplas. A criança precisa clicar em uma carta que pode ser a pergunta ou resposta. Depois, precisa encontrar a carta correspondente. O objetivo do jogo é encontrar as cartas com o número igual à soma da tabuada.

Comece a aprender clicando aqui.

Labirinto da Tabuada

Labirinto de Tabuada

O jogo foi elaborado pelo matemático Antônio José Bigode. A criança precisa encontrar o caminho do gol acertando as questões de tabuada. Na primeira tela, ela escolhe as duas tabuadas que quer jogar. Na próxima tela, vão aparecer vários números em quadradinhos. Utilizando as setinhas do teclado, é preciso mover a bolsa, somente, para os números presentes nas tabuadas escolhidas.

Faça seu gol aqui.

Happy Burger

Happy-Burguer-de-Tabuada

O jogador terá que cozinhar sanduíches para seus clientes que, por sua vez, vão fazendo os pedidos com as tabuadas. Os ingredientes serão conhecidos a partir das respostas a cada pergunta. É possível escolher a tabuada que quer jogar logo do começo. Quanto mais acertar, mais prêmios vai ganhar para deixar o restaurante bonito.

Atenda seus clientes acertando a tabuada aqui.

Mestre da Tabuada

Mestre da Tabuada

O jogo permite trabalhar tabuadas de adição, multiplicação, divisão e subtração. Nele, um passarinho precisa pegar números para completar as operações da tabuada. Porém, precisa se cuidar para não pegar um número errado ou com outros passarinhos malvados que podem machucar. Por isso, precisa se desviar deles.

Ajude o passarinho aqui.

Tabuada do Dino

Tabuada do DIno

Jogo bem simples que treina as operações com os números que escolher na primeira tela do jogo. Além de optar pelos números e tipo de operação, a criança pode acessar os jogos dos níveis fácil e difícil. A Tabuada do Dino não tem muito segredo, basta ir respondendo e praticando as respostas, memorizando-as.

Aprenda com o Dino aqui.

Balões SpuQ

Balões de Tabuada

O objetivo do jogo é rebentar o balão que tiver a resposta certa. Na primeira tela, é possível escolher com quantas tabuadas quer trabalhar, além de um dos três níveis. Quando iniciar o jogo, vai ser apresentada a pergunta e vários balões. A criança precisa acertar aquele que tiver a resposta certa.

Confira o jogo aqui.

Jogo de Tabuada

A proposta deste jogo é um pouco diferente dos demais. Vão ser apresentados os números e, a partir da resposta, a criança precisará optar pelo tipo de operação. Quanto mais operações acertar em um minuto, melhor.

Comece o desafio aqui.

Jogo da Velha

Jogo de Tabuada

Esse nem vai precisar de internet! Basta materiais como papelão, clipes, canetinha e fitas para brincar! Funciona assim. Monta-se um tabuleiro contendo vários números como resultado de multiplicações. Abaixo dele, encontra-se os números que os alunos vão escolher para multiplicar.

O primeiro jogador escolhe dois dos números abaixo do tabuleiro e coloca um clipe sobre cada um deles. Depois, os multiplica, marcando o resultado no tabuleiro. Ganha que cobrir quatro números em sequência.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.