Jovens brasileiros têm direito a ESTE benefício vantajoso; veja como solicitar
Benefício desconhecido é pago pelo Governo Federal e voltado para os jovens de até 29 anos. Veja mais detalhes e saiba como solicitar!
Há muitos jovens pelo Brasil com direito a um benefício concedido pelo governo, mas que sequer têm conhecimento sobre ele. O programa se chama ID Jovem e é voltado para adolescentes e adultos de até 29 anos. Ele pode ser muito vantajoso, visto que dá desconto em ingressos de eventos culturais, gratuidade em passagens e muito mais.
Leia mais: Título de mestrado faz jovens ganharem 22% a mais que os licenciados
Conheça o ID Jovem
Ele é voltado para os brasileiros de baixa renda que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único). Os beneficiários precisam ter entre 15 e 29 anos. A estimativa é de que cerca de 3,2 milhões de ID Jovem já foram processadas em todo o país e que há mais de 400 mil carteiras ativas neste momento.
Os brasileiros inscritos que se encaixam nos requisitos terão a vantagem da meia-entrada em cinemas, teatros, shows, estádios e em qualquer outro evento cultural. As passagens de transporte coletivos podem ser 100% gratuitas para alguns casos ou garantir o valor reduzido.
Se deseja receber o benefício, deve saber que – diferente de outros programas sociais – não é necessário que o indivíduo esteja estudando. Ainda assim, será preciso estar sob algumas regras estabelecidas pelo governo.
Regras para receber o ID Jovem
- Ter de 15 anos até 29 anos. Aos que completaram 15 anos recentemente, espere a base de dados do ID Jovem atualizar para poder solicitar;
- Estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) e com os dados atualizados há pelo menos dois anos (24 meses);
- Ter Número de Identificação Social (NIS);
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos.
Como solicitar o ID Jovem
Será preciso se cadastrar no CadÚnico no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais perto da residência. Após a inscrição, quando estiver portando o NIS, será preciso solicitar o documento por meio desse site.
Neste endereço, serão solicitadas algumas informações: nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe e o número do NIS. Após o processo, a carteirinha será emitida com a validade de 180 dias. A renovação do documento poderá ser feita, caso o jovem ainda esteja cumprindo com os requisitos básicos para a solicitação.
Comentários estão fechados.